Economia

Governo do Estado tem contas de 2022 aprovadas por comissão da Alerj após audiência pública

Relatório já havia recebido parecer favorável do TCE-RJ, sem irregularidades

Agência O Globo - EXTRA 29/08/2023
Governo do Estado tem contas de 2022 aprovadas por comissão da Alerj após audiência pública

A Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou por unanimidade as contas do Governo do Estado do Rio de Janeiro referentes ao ano de 2022. A votação foi realizada após audiência pública, realizada na terça-feira, na qual os parlamentares analisaram a prestação de contas e o relatório de despesas e receitas do 3° bimestre de 2023.

Prazo para renegociação de débitos com plano de saúde Geap acaba na quinta-feira

Tribunal do Rio anula reajuste de alimentação e transporte a policiais civis

O relatório do governo apontou que houve decréscimo de R$ 2,5 bilhões na arrecadação de royalties e participações especiais, provenientes da exploração do petróleo. O subsecretário do Tesouro da Secretaria de Estado de Fazenda, Bruno Schettini, pontuou que, embora tenha havido aumento na arrecadação de Imposto de Renda e do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, não foi suficiente para suprir as perdas.

O parecer, elaborado pelo presidente do grupo, deputado André Corrêa (PP), será transformado em um projeto que será submetido à votação em plenário. Por ser composta, em maioria, de aliados do governador Cláudio Castro (PL), a Alerj deve aprovar o projeto, mesmo com ressalvas dos parlamentares da Comissão de Servidores Públicos, que cobram o reajuste do funcionalismo.

O Estado recolocou a despesa de pessoal dentro do limite de 49% da Receita Corrente Líquida, estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, ficando em 48,41%.

O documento do governo já havia recebido parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado, sem irregularidades. O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias do estado prevê um déficit para 2024 na casa dos R$ 3,6 bilhões.

ZapZap do Extra: Receba as principais notícias no seu celular; clique aqui e faça parte da comunidade do Extra.