Economia
Causa do apagão foi falha em equipamento e não tem relação geração de energia, diz ONS
Diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi, participa de audiência na Câmara nesta terça-feira
O atraso no tempo de resposta de um equipamento causou o apagão nacional do último dia 15, disse nesta terça-feira o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi.
Segundo Ciocchi, relatórios preliminares demonstram que o tempo de entrada em ação do aparelho - que deveria ser de 15 a 20 milissegundos - foi na faixa de 50 a 80 milissegundos, o que teria provocado uma "série de outros pequenos eventos" que, na prática, levaram a uma desconexão do sistema integrado.
Com exceção de Roraima, todas as unidades da federação foram atingidas pelo apagão que desligou um terço das unidades consumidoras do país. O apagão atingiu 25 dos 26 estados e o Distrito Federal.
— A grande pista que foi discutida com técnicos, engenheiros e professores do setor é que aí está a causa de uma série de outros pequenos eventos que levaram à desconexão — disse ele em audiência na Câmara dos Deputados.
Segundo ele, o que ocorreu foi que, quando entraram em funcionamento, os equipamentos não apresentaram o desempenho exigido. Os problemas começaram às 8h30 do dia 15 deste mês e o sistema nacional de energia foi 100% restabelecido às 14h49. Foram, portanto, seis horas de intercorrência no sistema.
O diretor disse também que não há como atribuir culpa pelo apagão a fontes de geração de energia ou a agentes do setor elétrico.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reforçou que o suprimento de energia está garantido:
— Com R$ 60 bilhões investidos em transmissão vamos garantir estabilidade na ligação Norte-Nordeste.
ZapZap do Extra: Receba as principais notícias no seu celular; clique aqui e faça parte da comunidade do Extra.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico