Economia
Governo prepara concurso público unificado com quase oito mil vagas
Um grande concurso público unificado está sendo preparado para preencher quase oito mil vagas abertas em 50 órgãos do Executivo Federal.
A ideia do governo é seguir os moldes do Enem, com provas simultâneas, no dia 25 de fevereiro do ano que vem, em 180 cidades em todo o país.
O edital tem previsão de ser publicado até 20 de dezembro.
A proposta é do Ministério da Gestão e da Inovação, que vai divulgar até 20 de setembro um ato normativo criando o comitê organizador.
A adesão dos órgãos é voluntária e deverá ser realizada até o dia 29 do mesmo mês.
Por meio das redes sociais, o secretário de Gestão de Pessoas do Ministério, José Celso Cardoso, deu detalhes sobre o concurso.
Estão previstas, por exemplo, 1.400 vagas para a área de Políticas Sociais, Justiça e Saúde; 1.200, para Educação, Ciência e Tecnologia e Inovação; e mais de mil, para Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário.
O arquivologista Marlos Ribeiro já é servidor público, mas continua na vida de concurseiro. Ele vê a proposta como positiva.
A ideia é dividir as provas em duas etapas. No primeiro momento, provas objetivas com matriz comum a todos os candidatos. Em seguida, provas específicas e dissertativas por blocos temáticos.
Para o professor Diego Brunno de Sousa, a unificação pode ser boa, mas dependerá da forma como será conduzida.
Os resultados gerais da primeira fase devem ser divulgados até o final de abril de 2024. Os cursos de formação serão entre os meses de junho e julho.
Economia Edital tem previsão de ser publicado até 20 de dezembro Brasília 28/08/2023 - 16:16 Sâmia Mendes/ Renata Batista Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional Concurso público Emprego segunda-feira, 28 Agosto, 2023 - 16:16 167:00
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico