Economia
Vendas na cidade de São Paulo mostram 'perda de fôlego' em julho, diz ACSP
A movimentação de vendas no comércio paulistano mostrou queda de 0,5% no mês de julho em relação ao mesmo mês do ano anterior, de acordo com o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), configurando o segundo mês de retração interanual. Segundo a entidade, isso indica uma "perda de fôlego" do consumo, devido ao "menor crescimento da renda, ao alto grau de endividamento das famílias e ao crédito mais caro e escasso".
No acumulado dos últimos 12 meses, apesar de ter sido registrado crescimento de 2,3%, este foi menos intenso do que os observados em junho e maio (4,7% e 7,8%, respectivamente).
A expectativa dos economistas do Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP (IEGV/ACSP) para os próximos meses, segundo nota, é de continuidade no arrefecimento das vendas do comércio paulistano, até pelo menos o último trimestre do ano, quando os efeitos da redução de juros tendem a estimular o consumo.
"Além disso, as transferências de renda governamentais devem continuar sustentando a retomada das vendas do varejo da cidade", comenta o economista Ulisses Ruiz de Gamboa.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados