Economia

Receita da Netflix no fim de 2022 ficou abaixo das expectativas do mercado

Ganhos com publicidade e assinaturas adicionais não foram suficientes para compensar falta de aumentos de preços

Agência O Globo - GLOBO 20/07/2023
Receita da Netflix no fim de 2022 ficou abaixo das expectativas do mercado
Netflix - Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Direitos Reservados Fonte: Agência Brasil

A receita da Netflix no terceiro trimestre ficou aquém das estimativas de Wall Street, sugerindo que o freio no compartilhamento de senhas e uma nova estratégia de publicidade ainda não estão entregando o crescimento de vendas previsto pelos analistas. As ações caíram até 6%, para US$ 448,88, nas negociações estendidas, depois de subir 62% no ano até o fechamento de quarta.

Mecenas das artes: conheça Nancy Walton Laurie, herdeira da Walmart, dona do iate vandalizado

E agora? Secretário da Fazenda indica que plano de conformidade com empresas virtuais de varejo pode mudar

As vendas da Netflix no segundo trimestre aumentaram 2,7%, para US$ 8,19 bilhões, ficando um pouco abaixo das projeções dos analistas. Isso se deveu em parte às taxas de câmbio e aos cortes de preços em alguns mercados.

A previsão da empresa para uma receita de US$ 8,52 bilhões no terceiro trimestre também ficou aquém das estimativas, que previam uma média de US$ 8,67 bilhões. A empresa disse que a receita de publicidade e assinaturas adicionais para pessoas que compartilham senhas não eram suficiente para compensar outros fatores, como a falta de aumentos de preços.

Pix já é mais usado que dinheiro no Brasil, revela pesquisa. Veja perguntas e respostas

“Embora tenhamos feito um progresso constante este ano, temos mais trabalho a fazer para reacelerar nosso crescimento”, disse a empresa.

O déficit ofuscou um trimestre sólido de crescimento de assinantes. A Netflix adicionou 5,89 milhões de clientes, mais do que dobrando as estimativas de Wall Street depois de reprimir as pessoas que compartilhassem suas senhas.

Os resultados marcaram o melhor segundo trimestre da empresa desde o auge da pandemia, três anos atrás, e superaram em muito as previsões de 2,07 milhões de novos assinantes. A administração espera um crescimento semelhante neste período.

Luxo: veja fotos do modelo de iate da herdeira da Walmart que foi depredado por ativistas

Na quarta-feira anterior, a Netflix eliminou seu plano sem anúncios, de preço mais baixo, levando os consumidores a um serviço de preço mais baixo com anúncios ou a um plano mais caro e sem comerciais.

Em maio, a líder de streaming começou a cobrar das pessoas de mais de 100 países para continuar compartilhando suas senhas, uma parte fundamental de seu plano para acelerar o crescimento após um lento 2022. Os espectadores que usam a assinatura de outra pessoa agora podem pagar para continuar compartilhando ou configurar sua própria conta.

O plano gerou polêmica entre os usuários e os analistas não tinham certeza de como isso afetaria o crescimento da empresa. A Netflix havia alertado que veria um aumento nos cancelamentos no início da repressão e que veria mais crescimento na segunda metade deste ano.

Mas, nas últimas semanas, dados de terceiros indicaram que a Netflix estava vendo um aumento no número de clientes. A empresa disse que as novas inscrições já estão superando os cancelamentos e que o crescimento das vendas vai acelerar nos próximos meses, com crescimento no terceiro trimestre projetado em 7,5%. A Netflix terminou o trimestre com 238,4 milhões de assinantes, um aumento de 8% em relação ao ano anterior.

Embora os analistas tenham levantado preocupações sobre as perdas de streaming em muitos dos concorrentes da Netflix, incluindo Disney e Warner, a Netflix está obtendo lucros maiores trimestre após trimestre. O lucro do segundo trimestre, de US$ 3,29 por ação, superou a média de US$ 2,85 por ação das estimativas dos analistas.

“Embora o streaming seja intensamente competitivo, mostramos que, com forte execução e foco, pode ser um ótimo negócio”, disse a empresa em carta aos acionistas.

A empresa elevou sua previsão de fluxo de caixa livre para 2023 para US$ 5 bilhões, de pelo menos US$ 3,5 bilhões anteriormente, como resultado de uma greve de roteiristas e atores, que interrompeu a produção e cortou gastos.

A repressão de senha fornecerá um aumento temporário de assinantes. A Netflix há muito dizia que não se importava se as pessoas usassem a conta de outra pessoa. Mas isso era quando somava mais de 25 milhões de clientes por ano. A Netflix perdeu clientes no primeiro semestre de 2022, provocando uma queda acentuada nas ações e levando a uma liquidação em outras ações de mídia.