Economia
Mediana das expectativas inflacionárias em 12 meses recua a 4,8% no Reino Unido
A mediana das expectativas de inflação no Reino Unido para o período daqui um ano recuou de 4,9% em agosto para 4,8% em dezembro, de acordo com pesquisa realizada pelo Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) e a Ipsos, empresa especializada em pesquisa de mercado e opinião pública.
Para os 12 meses posteriores ao período do próximo ano, os britânicos esperam inflação de 3,4%, acima dos 3,2% na mediana de agosto. A longo prazo (período de cinco anos), a inflação projetada é de 3,3%, também 0,2 ponto porcentual acima da última pesquisa, informou o BOE.
70% dos respondentes afirmaram que a economia do Reino Unido deve enfraquecer caso os preços voltem a subir, contra 6% que disseram que ela se fortaleceria. Em agosto, essa relação era de 66% a 10%, respectivamente.
Quando questionados sobre a trajetória futura das taxas de juros, 74% dos entrevistados esperavam que as taxas subissem nos próximos 12 meses, abaixo dos 75% em agosto. 11% disseram que os juros permanecerão nos níveis atuais nos próximos 12 meses, mesma proporção em relação à última pesquisa.
Autor: Gabriel Caldeira
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil