Economia
EUA e Reino Unido anunciam parceria para Acessibilidade e Segurança Energética
Os Estados Unidos e o Reino Unido anunciaram nesta quarta-feira, 7, a criação de uma parceria bilateral para garantir a Acessibilidade e Segurança Energética internacional, com o objetivo imediato de estabilizar os mercados de energia, reduzir a demanda e “assegurar segurança de oferta em curto prazo”.
O acordo define quatro principais áreas de atuação, em que ambos os países se comprometem a fortalecer laços comerciais e compartilhar conhecimento científico, sendo elas: eficiência energética e soluções inovadoras, suprimento de gás, cooperação nuclear e colaboração internacional em energia limpa.
Eficiência energética
O Reino Unido se comprometeu a estabelecer uma nova força-tarefa de eficiência energética, fornecendo 1,5 bilhão de libras para o programa Help to Heat destinado a famílias de baixa renda e investindo 6 bilhões de libras adicionais em esquemas de eficiência energética até 2028.
Já os Estados Unidos anunciaram mais de US$ 30 bilhões em soluções de eficiência energética e energia renovável para comunidades de baixa renda, sem previsão quanto ao período de duração do investimento.
Gás natural e energia nuclear
Tendo em vista a redução da dependência europeia no gás natural russo, os Estados Unidos assumiram a responsabilidade por expandir suas exportações para o Reino Unido, trabalhando para garantir volumes de GNL de pelo menos 9-10 bilhões de metros cúbicos (bcm, na sigla em inglês) no próximo ano. EUA e Reino Unido também devem trabalhar juntos para ampliar Pequenos Reatores Modulares (SMRs, na sigla em inglês) de energia nuclear em países aliados, criando cadeias de fornecimento “resilientes e diversificadas”.
Cooperação internacional
No comunicado oficial da Casa Branca, ambos os países também anunciaram que pretendem avançar na cooperação internacional com aliados do Just Energy Transition Partnerships (JETPs) e do G7 na Infraestrutura Global e Investimento (PGII, na sigla em inglês).
Autor: Laís Adriana, especial para a AE
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados