Economia
Mercadante defende recriação de pastas do Planejamento e da Indústria
O ex-ministro Aloizio Mercadante fez uma defesa nesta quinta-feira, 1º de dezembro, da recriação das pastas do Planejamento e Orçamento e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Apesar de ressalvar que a decisão final sobre a reestruturação da Esplanada dos Ministérios caberá ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Mercadante questionou a viabilidade de o próximo governo não desmembrar o que se tornou o super Ministério da Economia durante o governo Bolsonaro.
“Aí você cria um único ministério que não tem política industrial, que não tem política de planejamento, que não tem política orçamentária e tem um ministro da fazenda sufocado com todas essas demandas”, afirmou Mercadante.
Destacando que a pasta de Planejamento e Orçamento acaba absorvendo as “pressões” intra governo, o ex-ministro apontou que o Ministério precisa se dedicar a uma série de questões, como a negociação de orçamento e a administração de toda política de pessoal. “De formação, promoção, carreira, negociação”, citou Mercadante.
Ele disse ainda que o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços seria “indispensável” para um País que sofreu um processo acelerado de desindustrialização. “Temos que reindustrializar esse país, tem que ter um ministério que foque na nova indústria, a transição energética, a transição digital da indústria, como é que não vai ter o ministério da indústria e do comércio exterior? Por que o comércio exterior no governo Lula cresceu muito mais do que a média de crescimento da economia mundial? Porque ele tinha uma política de comércio exterior e diplomática que abriu o mercado para América Latina, Ásia, África”, citou.
Autor: Amanda Pupo e Marlla Sabino
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1RODOVIAS
Obras da ponte entre Penedo (AL) e Neópolis (SE) avançam e ultrapassam 60% de execução
-
2SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs
-
3DESASTRE CLIMÁTICO.
Poderoso furacão Polo castiga a costa do México enquanto Nolo se dirige para o Havaí.
-
4
Vereadora eleita no Maranhão faz sexo dentro do Cartório
-
5SERVIÇOS ESSENCIAIS
Após decisão do TST, Caixa retoma atendimento parcial durante greve dos bancários