Economia
Economista-chefe do BC inglês diz estar confiante para trazer inflação à meta
Economista-chefe do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), Huw Pill disse estar confiante de que a instituição monetária será capaz de trazer inflação britânica de volta à meta de 2% no médio prazo. Em sessão de perguntas e respostas virtual, organizada pelo BoE, Pill destacou que as medidas adotadas agora pelo banco devem ter impacto futuro sobre os preços.
Ainda que os preços de energia passem rapidamente para a inflação, o aperto monetário deve levar algum tempo para ter efeito, afirmou. “Não podemos controlar preços imediatamente”, disse Pill.
Na avaliação do economista, o crescimento dos salários está “bastante rápido” agora no Reino Unido e uma melhoria consistente nesse ponto seria uma exemplo de que as ações do BoE estão sendo bem sucedidas.
Questionado sobre a meta de 2%, Pill reafirmou que se ancorar em tal objetivo é essencial em meio à escalada de inflação. “Agora é o momento de apostar nos 2%, não de abandoná-los.”
Pill também reiterou a importância da independência da instituição monetária e afirmou que governos estão sujeitos a pressões políticas e eleitorais, enquanto o banco central adota “decisões difíceis”.
Autor: Ilana Cardial
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados