Economia
Alagoas se destaca no e-commerce e chama a atenção de grandes empresas do setor

Fonte: Unsplash
O Brasil registrou um forte crescimento no e-commerce nestes últimos três anos, sobretudo na região Nordeste. Alguns estados, como o de Alagoas, conseguiram um aumento recorde de vendas e chamaram a atenção de várias empresas. Isso se manteve em 2022, e alguns nomes conhecidos começaram a apostar no potencial que existe no consumidor nordestino. A Magazine Luiza, por exemplo, tem tentado atrair diversas empresas pequenas para o marketing do próprio site. Uma iniciativa interessante, que deve ser positiva para os comerciantes menores.
Um evento realizado em maio deste ano, no Centro de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, contou com a presença de Luiza Trajano e mostrou as intenções da empresa com a região. A ideia é chamar a atenção dos pequenos vendedores, e conseguir colocá-los no marketplace que existe no site Magalu. Esse é um método de venda que ficou famoso com o Mercado Livre, mas que hoje é disponibilizado por diferentes empresas de e-commerce.
O funcionamento é simples, com o comerciante usando toda a plataforma da grande empresa para vender os produtos. A única responsabilidade que fica é pela atualização dos produtos disponíveis, a finalização da compra e o envio. Ou seja, é uma forma de integrar as lojas sem capacidade técnica para vender na internet. Esse movimento deve manter a taxa de crescimento dos comércios virtuais em Alagoas, que promete também aquecer uma economia com problemas. Afinal, os moradores do estado estão usando esses serviços com uma frequência crescente.
Isso explica porque Maceió, e outras cidades, estão chamando atenção com o e-commerce. Em 2019, por exemplo, uma pesquisa na região mostrou que cerca de 60 mil novas lojas foram abertas todos os meses. Um número que só existe pela facilidade em vender produtos na internet, seja usando um marketplace ou até mesmo pelas redes sociais. O Instagram é um site com a presença de diversas lojas, e inclusive possui diferentes recursos voltados para auxiliar as empresas que atuam por lá.
Ofertas e promoções como ferramenta
Um dos recursos mais utilizados pelo e-commerce é dos descontos, que chamam a atenção das pessoas e conquistam milhões de clientes. Enquanto as lojas físicas possuem gastos maiores, os comércios digitais conseguem transformar a economia em promoções e ofertas para as pessoas. Em alta no momento, por exemplo, é o recurso de devolver uma parte do valor gasto com algumas compras. Um método que não nasceu no varejo online, que tem causado impacto positivo.
No entretenimento digital, essas ofertas costumam ser comuns. Os serviços de streaming chegaram no Brasil oferecendo testes grátis, justamente para os clientes conhecerem melhor os serviços. Algo semelhante acontece com os cassinos online, que oferecem bônus de recarga para quem já é experiente nos jogos de apostas e nas slots machines, e também ofertas de boas-vindas. Ou seja, são ofertas e créditos para todos os usuários possíveis. É com esse pensamento que os serviços online, com os cassinos, estão ganhando público.
As lojas podem fazer isso com o famoso cashback, que tem sido amplamente usado no mercado brasileiro nesses últimos três anos. O objetivo principal é fidelizar um cliente, enquanto oferece um desconto crescente. É algo semelhante com os sistemas de pontos, mas de forma direta e menos complicada. Os resultados são positivos, e o e-commerce só continua a crescer.
Futuro em Alagoas
Alguns especialistas tentam fazer uma previsão do mercado online em Alagoas, mas isso é algo complicado. O interesse das grandes empresas na região é um sinal positivo, mas não é uma garantia de resultados. A ideia do marketplace é interessante, mas o lado ruim é a grande concorrência. Em lojas como a Magalu, o Mercado Livre e a Americanas, por exemplo, existem milhões de vendedores oferecendo produtos. Uma variedade interessante, mas que gera concorrência.
O público tem muito a ganhar com isso, pois é um aumento na oferta e preços cada vez melhores. Isso explica o interesse de empresas diferentes na região Nordeste, que teve um crescimento de 24% no comércio online durante 2021. É uma nova forma de fazer a economia render neste setor, importante para o Produto Interno Bruto (PIB) do estado e do Brasil.
A Magazine Luiza foi a primeira empresa a fazer eventos e ações mais diretas. Entretanto, ela não deve ser a única, pois Alagoas é uma região com grande potencial em tudo que envolve vendas online. É um mercado rico, justamente por dar espaço aos pequenos comerciantes.
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