Economia
Maioria dos distritos dos EUA relata alta moderada de emprego, diz Livro Bege
A maioria dos distritos norte-americanos relata que o emprego aumentou moderadamente em um mercado de trabalho que todos eles descreveram como apertado, afirma o Livro Bege, sumário de opiniões que embasa as decisões de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos). No entanto, segundo o relatório, publicado no período da tarde desta quarta-feira, 1º de junho, um distrito relatou explicitamente que o ritmo de crescimento do emprego havia diminuído, enquanto algumas empresas na maioria dos distritos costeiros notaram congelamento de contratações ou outros sinais de que o aperto do mercado começou a diminuir.
O documento ainda traz que, na maioria dos distritos, as empresas relataram um forte crescimento salarial.
Em alguns, entretanto, as empresas notaram que os aumentos salariais estavam se estabilizando ou diminuindo. “Além disso, enquanto as empresas em todo o país geralmente preveem que os salários aumentem ainda mais no próximo ano, um distrito indicou que a taxa de crescimento salarial de suas empresas caiu por dois trimestres consecutivos”, destaca.
Outro problema que o texto aponta é a escassez de trabalhadores, que continuou a forçar muitas empresas a operar abaixo da capacidade. “Em resposta, as empresas continuaram a implantar automação, oferecer maior flexibilidade de trabalho e aumentar os salários”, diz o Livro Bege.
Autor: Gabriel Bueno da Costa, Ilana Cardial e Letícia Simionato
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados