Economia
Rússia suspende entregas de gás para empresa de energia holandesa
A Rússia cortou as entregas de gás natural para a holandesa GasTerra depois que a empresa de energia se recusou a pagar em rublos, conforme exigido por Moscou após a invasão da Ucrânia.
A empresa, detida em 50% pelo governo holandês, junta-se à Polônia, Bulgária e Finlândia, cujos fornecimentos de gás foram suspensos pela Rússia devido ao mecanismo de pagamento.
A Gazprom disse em comunicado nesta terça-feira que havia interrompido completamente o fornecimento de gás à GasTerra devido ao não pagamento em rublos. A GasTerra, por sua vez, disse na segunda que decidiu não cumprir os requisitos de pagamento da Gazprom, porque isso corre o risco de violar as sanções da União Europeia.
O gás natural é a maior fonte de produção doméstica de energia na Holanda e um combustível fundamental para a indústria e para o aquecimento de edifícios, de acordo com a Agência Internacional de Energia.
O corte significa que cerca de 2 bilhões de metros cúbicos de gás contratado não serão entregues até 1º de outubro, quando o negócio deveria terminar, disse a GasTerra. Essa é uma pequena fatia dos cerca de 155 bilhões de metros cúbicos que a UE costumava receber anualmente da Rússia antes da guerra com a Ucrânia. Fonte: Dow Jones Newswires.
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados