Economia
Indústria opera em nível acima do pré-covid em apenas 5 de 15 locais
Em janeiro, a indústria ainda operava em patamar acima do pré-covid, de fevereiro de 2020, em apenas 5 de 15 locais pesquisados: Mato Grosso (23,5% acima), Paraná (5,2%), Rio Grande do Sul (2,3%), Santa Catarina (0,8%) e Rio de Janeiro (0,1%). Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional e foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A indústria de São Paulo, maior parque fabril do País, operava em janeiro 1,6% abaixo do patamar pré-covid.
“Isso nos mostra perda de ritmo da indústria nacional”, resumiu Bernardo Almeida, gerente da pesquisa do IBGE.
O pesquisador ressalta que os problemas que já atrapalhavam a oferta e a demanda se somaram a outros eventos extraordinários, como chuvas torrenciais, afetando as plantas industriais Brasil afora.
Entre os fatores conjunturais, ele cita como empecilhos ao dinamismo da indústria o desemprego em patamar elevado, inflação acelerada, desabastecimento de insumos e encarecimento de matérias-primas.
“Vale lembrar que antes da pandemia já tínhamos um quadro de incertezas, e a pandemia só intensificou esse quadro de incertezas”, apontou Almeida.
Autor: Daniela Amorim
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
3TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
4BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
5ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo