Economia
Indústria opera em nível acima do pré-covid em apenas 5 de 15 locais
Em janeiro, a indústria ainda operava em patamar acima do pré-covid, de fevereiro de 2020, em apenas 5 de 15 locais pesquisados: Mato Grosso (23,5% acima), Paraná (5,2%), Rio Grande do Sul (2,3%), Santa Catarina (0,8%) e Rio de Janeiro (0,1%). Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional e foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A indústria de São Paulo, maior parque fabril do País, operava em janeiro 1,6% abaixo do patamar pré-covid.
“Isso nos mostra perda de ritmo da indústria nacional”, resumiu Bernardo Almeida, gerente da pesquisa do IBGE.
O pesquisador ressalta que os problemas que já atrapalhavam a oferta e a demanda se somaram a outros eventos extraordinários, como chuvas torrenciais, afetando as plantas industriais Brasil afora.
Entre os fatores conjunturais, ele cita como empecilhos ao dinamismo da indústria o desemprego em patamar elevado, inflação acelerada, desabastecimento de insumos e encarecimento de matérias-primas.
“Vale lembrar que antes da pandemia já tínhamos um quadro de incertezas, e a pandemia só intensificou esse quadro de incertezas”, apontou Almeida.
Autor: Daniela Amorim
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1CORRIDA ESPACIAL
Rússia avança em nova fase da corrida espacial e preocupa Ocidente, aponta mídia internacional
-
2LUTO NA CULTURA
Tony Germano, ator e dublador, morre aos 55 anos após acidente doméstico
-
3ANÁLISE INTERNACIONAL
BRICS se consolida em meio à instabilidade global, aponta especialista
-
4MÚSICA
Rock in Rio 2026: confira quando começa a venda de ingressos e os valores do Rock in Rio Card
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Rússia amplia liderança em drones com expansão da Rubikon, aponta CNN