Economia
Ao comentar sobre indicador CPI, Biden destaca impacto inicial de guerra

Em comunicado divulgado nesta quinta-feira pela Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, destacou que a população norte-americana “começa a sentir os impactos da agressão” da Rússia à Ucrânia com o aumento de preços, ao comentar a alta de 7,9% do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) em fevereiro, maior aumento anual em 40 anos.
“Um grande contribuinte para a inflação neste mês foi o aumento dos preços de gás e energia, à medida que os mercados reagiram às ações agressivas do presidente da Rússia, Vladimir Putin”, afirmou Biden, que também destacou o inevitável “custo doméstico” das sanções impostas a Moscou. Os russos começaram a ofensiva militar sobre a Ucrânia no dia 24 do mês passado.
Segundo o mandatário, porém, os custos para as autoridades russas e pessoas próximas do Kremlin são “muito mais devastadoras” do que os que recaem nos americanos. Ainda assim, a Casa Branca está “lutando” para reduzir os preços nos EUA ao liberar reservas estratégicas de petróleo, investindo em fabricação interna e promovendo competitividade, disse Biden.
O presidente norte-americano ainda destacou que o mercado de trabalho do país segue forte e que é possível reduzir o déficit orçamentário “herdado” do seu antecessor, o ex-presidente Donald Trump.
Autor: Gabriel Caldeira e André Marinho
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
3CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
4LUTO
Abigail Fernandes é encontrada morta na casa onde morava, em Palmeira dos Índios
-
5FUTEBOL
CRB expulsa sócio-torcedor por fraude e agressão a funcionária grávida no Rei Pelé