Economia
Fed definirá ritmo de redução de balanço na reunião de março, afirma Powell
O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, afirmou que na próxima reunião da instituição, que ocorrerá nos dias 15 e 16 de março, “vamos definir o ritmo de redução dos ativos do balanço do Fed”.
Esta é uma informação nova, pois até o momento Powell não tinha destacado que tal tema seria estabelecido “nas reuniões que virão”.
O presidente do Federal Reserve também ressaltou que tal diminuição do balanço do Fed ocorrerá ao longo deste ano.
Petróleo
O presidente do Federal Reserve afirmou ainda que, além de várias simulações econométricas, “uma regra de bolso” utilizada por ele para avaliar impactos da alta de petróleo sobre a economia, é que “para US$ 10 de aumento do preço do barril, por um certo período, eleva a inflação em dois décimos de ponto porcentual e reduz o Produto Interno Bruto (PIB) em um décimo de ponto porcentual”.
Embora não tenha especificado este prazo, especialistas nos EUA, como Satyam Panday, economista-senior da S&P Global Ratings, apontam que tal impacto ocorreria em 12 meses.
Os comentários de Powell foram feitos em sessão no Senado norte-americano.
Autor: Ricardo Leopoldo
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1ACIDENTE AÉREO
Vídeo mostra momento em que helicóptero atinge o solo no Recreio dos Bandeirantes
-
2RIO DE JANEIRO
Apagão deixa bairros da Grande Tijuca sem luz e afeta trânsito na Zona Norte do Rio
-
3OCORRÊNCIA
Acidente envolvendo carreta deixa duas vítimas fatais no trecho da Chã dos Costas
-
4DOCUMENTAÇÃO
Detran Alagoas é o primeiro do Brasil a ofertar carros automáticos gratuitos para exames práticos
-
5FÓRMULA 1
Kim Kardashian leva o estilo WAG à Fórmula 1: o que significa sigla associada à namorada de Lewis Hamilton