Economia
Superintendência do Cade aprova ato de concentração entre Porto Serviços e Cosan
A Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições o ato de concentração envolvendo a Porto Serviços e Comércio S.A e Cosan S.A. O despacho pela aprovação está publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 22.
A operação consiste na formação de uma joint venture – denominada Mobitech – entre a Porto Serviços e a Cosan. O objeto principal será o aluguel e a terceirização de veículos ou frotas de veículos.
As atividades pretendidas para a Mobitech consistem na locação de veículos nas seguintes modalidades: “por assinatura” – locação de veículos em que o aluguel é realizado por médio ou longo prazo a partir de uma taxa de assinatura, por exemplo, mensal; “Rent a car” – locação de veículos por curto prazo e distâncias médias entre cidades; “gestão de frota de veículos” – trata-se de locação de veículos leves e pesados para clientes corporativos, bem como a compra e venda de veículos e atividades correlatas.
Segundo o parecer da superintendência do Cade, como justificativa para a operação, no caso da Porto Serviço, a transação “fortalecerá o caráter competitivo no setor de mobilidade brasileiro”. “Já o Grupo Cosan entende que a Operação Proposta representa uma forma de contribuir para acelerar o desenvolvimento das pretendidas atividades da Mobitech por meio de contribuições ao capital e aproveitamento de sinergias do portfólio e da experiência das Requerentes.”
Autor: Sandra Manfrini
Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil