Economia
Yellen defende política fiscal como instrumento de combate a desigualdades no EUA
A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, defendeu nesta quarta-feira a importância da política fiscal como instrumento de combate às desigualdades socioeconômicas. “É necessária uma grande política fiscal para enfrentar as desigualdades neste país e construir uma economia que funcione para todos”, disse, durante evento organizado pela Comissão de Educação e Educação Financeira.
Yellen destacou que, nos EUA, o nível de desemprego entre os negros é duas vezes maior que entre brancos. Segundo ela, a taxa de desemprego entre afro-americanos atingiu pico de 17% – comparado com 9,2% de brancos – na a última recessão e se recupera de forma mais lenta.
“Durante os primeiros dias da pandemia, os afro-americanos foram os primeiros a perder seus pequenos negócios e seus empregos, e vimos os primeiros dados que sugerem que os trabalhadores negros serão os últimos recontratados quando a economia se recuperar”, destacou Janet Yellen.
Para a secretária, a educação financeira pode ajudar a atenuar essas discrepância. “Sabemos que os jovens que concluem o ensino médio em estados com requisitos sólidos de educação financeira tendem a ter melhores pontuações de crédito, menos inadimplência e tomar decisões mais informadas sobre o financiamento da faculdade”, salientou.
Autor: André Marinho
Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados