Economia
Biden diz que planos ajudarão a criar 16 milhões de empregos nos próximos anos
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um discurso na cidade de Lake Charles, no Estado Louisiana, em defensa de suas propostas de cerca de US$ 4 trilhões em investimentos a vários setores da economia, entre eles infraestrutura. Segundo ele, os planos ajudarão a criar 16 milhões de empregos no país nos próximos anos.
O democrata comentou que está disposto a negociar os projetos com a oposição republicana no Congresso, mas sinalizou que não quer estender o processo pelo mês inteiro sem mudar nada.
O líder da Casa Branca defendeu a ideia de aumentar o imposto sobre ganho de capital a 39,6%, que pode liberar mais de US$ 10 bilhões por ano em receita aos cofres públicos.
“Estou cansado de ver as grandes corporações dos EUA deixando de pagar a contribuição justa. Se você é um trabalhador do setor de construção e sua mulher é uma professora na escola, você está pagando mais importante do que as corporações grandes”, disse o presidente dos Estados Unidos.
Entre os objetivos da agenda econômicas, Biden citou também os esforços para transição a uma modelo sustentável. “Se a temperatura global subir mais 1,5 ºC, estaremos com problemas – será um ponto sem retorno”, destacou.
Autor: André Marinho
Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados