Economia
Japão: país ainda se encontra em situação grave, mas com sinais de recuperação
A economia do Japão ainda se encontra em uma “situação grave” diante dos desdobramentos da pandemia de covid-19, apesar dos sinais de recuperação. A avaliação é do próprio governo japonês, em comunicado divulgado nesta terça-feira (22). Segundo a nota, os lucros corporativos e o investimento empresarial estão diminuindo, mas o consumo privado, a produção industrial e as exportações seguem se fortalecendo.
Os preços ao consumidor mostram estabilidade e o mercado de trabalho mantém fragilidade, acrescenta o Executivo japonês, que renova, no texto divulgado, seu compromisso em apoiar a economia local. “O governo equilibrará a prevenção ao novo coronavírus e as atividades econômicas, e garantindo a vida das pessoas e protegendo o emprego e as empresas, para evitar um retorno absoluto à deflação”.
O governo atribui, ainda, os sinais de retomada econômica aos efeitos das políticas fiscal e monetária expansionistas. “No entanto, toda a atenção deve ser dada a outros riscos negativos para a economia interna e externa, que são afetados pela contração nas atividades socioeconômicas devido à propagação de doenças infecciosas. Também deve ser dada atenção aos efeitos das flutuações nos mercados financeiros e de capitais”, pondera o comunicado.
Autor: Eduardo Gayer
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados