Economia
Cade aprova arrendamento de fábricas de fertilizantes da Petrobras para Proquigel
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a operação de arrendamento, pela Proquigel Química, de duas fábricas de fertilizantes nitrogenados da Petrobras localizadas nos Estados da Bahia e de Sergipe. O despacho com a decisão é assinado pela Superintendência-Geral do órgão e está publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira.
O anúncio do negócio foi feito pelas empresas em novembro do ano passado. A Petrobras informou, na ocasião, que os contratos de arrendamentos da Fafen-BA e da Fafen-SE ficaram no valor total de R$ 177 milhões para um período de 10 anos, prorrogáveis pelo mesmo período.
A estatal explicou que os arrendamentos entrarão em vigor após a aprovação pelo Cade e a obtenção das licenças necessárias à operação pela Proquigel Química.
A empresa lembrou que o processo para o arrendamento das Fafens seguiu os ritos da Lei Federal 13.303/2016 (Lei das Estatais). “Essa operação está alinhada à otimização do portfólio e à melhora de alocação do capital da companhia, visando à geração de valor para os nossos acionistas”, afirmou a estatal.
A operação aprovada pelo Cade também inclui o subarrendamento dos terminais marítimos de amônia e ureia no Porto de Aratu, na Bahia.
As instalações somam uma área de 45.401,95 metros quadrados e são destinadas para armazenagem e movimentação de granéis sólidos, líquidos e liquefeitos, especialmente amônia e ureia.
Autor: Luci Ribeiro
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados