Curiosidades

'Easter Lily': U2 surpreende fãs com novo EP lançado na Sexta-Feira Santa

Em mensagem aos fãs, Bono Vox garante que o lançamento não interfere na produção do próximo álbum de estúdio da banda

Agência O Globo - 03/04/2026
'Easter Lily': U2 surpreende fãs com novo EP lançado na Sexta-Feira Santa
'Easter Lily': U2 surpreende fãs com novo EP lançado na Sexta-Feira Santa - Foto: Reprodução/Facebook

O U2 surpreendeu os fãs nesta Sexta-feira Santa (3) ao lançar o EP "Easter Lily", apenas semanas após a chegada de "Days Of Ash" na Quarta-feira de Cinzas. O novo trabalho conta com a participação de Brian Eno em uma faixa dedicada aos pais de crianças que vivem em zonas de guerra.

Dez anos depois, a banda retorna com um projeto que reúne seis composições inéditas, descritas por Bono Vox como um "conjunto muito mais contemplativo" do que o anterior. Segundo o vocalista, as músicas nasceram de um espaço pessoal e reservado, explorando temas como amizade, perda, esperança e renovação.

Enquanto "Days Of Ash" prestava homenagem a ativistas falecidos, como Renée Good e o palestino Awdah Hathaleen, "Easter Lily" é definido por Bono como um trabalho mais "pessoal, íntimo e introspectivo".

Em comunicado ao público, Bono refletiu sobre questões profundas: "Easter Lily é resultado de perguntas pessoais, como: estarão as nossas próprias relações à altura destes tempos desafiantes? Até onde estamos dispostos a lutar pela amizade? Conseguirá a nossa fé sobreviver à distorção do significado que esses algoritmos gostam de premiar? Será toda a religião lixo e continuará a dividir-nos...? Ou haverá respostas escondidas nas suas brechas? Haverá cerimônias, rituais, danças que possam estar a faltar nas nossas vidas?"

Bono também compartilhou inspirações para o novo EP: "Da celebração da primavera à Páscoa e sua promessa de renascimento e renovação… O álbum 'Easter', de Patti Smith, me deu muita esperança quando foi lançado em 1978. Eu ainda não tinha 18 anos. O título é uma homenagem a ela".

O lançamento é acompanhado por uma edição especial digital da revista "Propaganda", que traz contribuições dos quatro integrantes do U2, notas de capa de The Edge, reflexões de Adam Clayton sobre arte e recuperação, uma conversa entre Bono e o franciscano Richard Rohr e fotos de estúdio de Larry Mullen Jr.

A publicação digital inclui ainda letras das novas músicas, entrevista com o produtor Jacknife Lee e um artigo sobre Hal Willner, escrito por Gavin Friday.

A revista "Propaganda" tem uma longa história com o U2: há 40 anos, em fevereiro de 1986, sua primeira edição chegou aos fãs, inspirada pela cultura punk dos fanzines "faça você mesmo".

Apesar do lançamento do novo EP, Bono tranquilizou os fãs: "Estamos no estúdio, ainda trabalhando em um álbum barulhento, caótico e 'extremamente colorido' para tocar AO VIVO… que é onde o U2 se sente em casa. Ainda buscamos no rock n' roll vibrante um ato de resistência contra toda essa coisa horrível em nossas telinhas. Com certeza, estes são 'anos de deserto' para muitos de nós, observando o caos lá fora no mundo."