Cidades
Alunos do Colégio Jorge Cavalcante e do Projeto Recrear participam do Circuito Câmara
Iniciativa do Legislativo tem como intuito fortalecer a cidadania e aproximar a comunidade acadêmica das ações parlamentares
Em mais uma edição do Circuito Câmara, iniciativa do Poder Legislativo de Maceió, alunos de 11 a 17 anos, do Colégio Jorge Cavalcante, localizado no bairro Cidade Universitária, e do Projeto Recrear, situado no Sítio São Jorge Levada, conheceram na tarde desta quarta-feira (13), as instalações da Câmara.
Inicialmente, os alunos e os participantes do projeto foram recepcionados pelo diretor da Escola do Legislativo, Rodolfo Barros, na Galeria de Presidentes. Lá, eles tiveram acesso a informações sobre os ex-vereadores que presidiram a Casa, sobre as vereadoras que exerceram e estão no mandato – Galeria Lilás –, e conheceram as ações do Programa Plenarinho.
Os alunos também visitaram o gabinete da presidência da Câmara, tiveram contato com o presidente Chico Filho, que destacou a importância dessa política de proximidade do legislativo com a comunidade acadêmica.
Durante a ação, os alunos participaram de uma atividade dividida entre três equipes – times Laranja, Azul e Verde –, e responderam perguntas sobre o funcionamento da Câmara Municipal, funções dos vereadores e iniciativas para contribuir com melhorias em Maceió.
Os alunos foram levados, ainda, para acompanhar a sessão plenária e tiraram fotos com os vereadores. Ao fim, receberam o certificado de participação no Circuito Câmara.
A iniciativa
O Circuito Câmara é um projeto de visitas educativas à Câmara Municipal de Maceió, destinado a estudantes, grupos comunitários, instituições e à população em geral. Durante as visitas guiadas, os participantes conhecem a estrutura da Casa Legislativa, o papel dos vereadores, o funcionamento das sessões e o processo de elaboração das leis municipais. A iniciativa busca aproximar o parlamento da sociedade, promovendo transparência, educação cidadã e maior compreensão sobre o papel do Legislativo no fortalecimento da democracia local.
Mais lidas
-
1DESCOBERTA ASTRONÔMICA
Astrônomos identificam estrela de hipervelocidade ejetada do centro da Via Láctea
-
2GREVE
PM usa bombas e gás para desocupar reitoria da USP; estudantes prometem ato unificado na segunda (11)
-
3POLÍTICA
“Se os Garrotes derem mais, eu fecho”: Vídeo vazado expõe Júlio Cezar e a política sem amor; veja vídeo
-
4INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Aeroporto de Penedo está pronto e aguarda autorização para primeiros voos, afirma Paulo Dantas
-
5CONFLITO FUNDIÁRIO
SSP/AL recebe vereador e representantes de grupo envolvido em disputa de terras em Palmeira dos Índios