Cidades

Cacique FM volta ao ar em 104,9 MHz após 15 dias fora por queima de transmissor

Emissora ficou operando apenas no digital durante o período; pane foi causada por queda de energia Causada pela Equatorial e gerou prejuízos à rádio.

Redação 22/01/2026
Cacique FM volta ao ar em 104,9 MHz após 15 dias fora por queima de transmissor

Após 15 dias fora do ar na frequência 104,9 MHz, a Rádio Cacique FM, parceira da Tribuna do Sertão, voltou a transmitir normalmente em Palmeira dos Índios. A emissora havia perdido sua capacidade de transmissão em FM depois que o transmissor foi queimado em decorrência de uma queda de energia, causada pela Equatorial, episódio que provocou prejuízos significativos à operação.

Durante o período de interrupção no dial, a Cacique FM manteve a programação ativa exclusivamente pelos canais digitais. A rádio seguiu “no ar” para os ouvintes por meio do site oficial da emissora, do aplicativo, da plataforma Rádios Net e também com retransmissão pelo site do Portal Tribuna do Sertão, garantindo que os programas e o jornalismo local não fossem completamente interrompidos.

Prejuízos e corrida contra o tempo


Segundo informações repassadas à reportagem, a queima do transmissor atingiu o coração técnico da emissora, exigindo reposição de componentes, ajustes e uma série de procedimentos até que a transmissão em FM pudesse ser restaurada com segurança. A direção da rádio relata que o intervalo de 15 dias representou não apenas impacto na audiência do dial, mas também danos operacionais e financeiros, especialmente em um período em que a emissora depende do alcance regional do FM para manter seu fluxo de operação.
Após a divulgação do prejuízo causada a emissora, a Equatorial, três dias após, mudou a instalação da rede elétrica próximo à emissora, porém os picos de energia continuam e os consumidores reclamam.

Serviço concluído


A solução, no entanto, veio após “muitos esforços” da direção para viabilizar o reparo e recompor as condições de transmissão. O técnico Alan Kardec, responsável pelos serviços, concluiu nesta quinta-feira, 22, a etapa final do trabalho, restabelecendo o sinal e recolocando a Cacique FM em 104,9 MHz.

Com o retorno ao dial, a Cacique reafirma seu papel de rádio independente de Palmeira dos Índios, retomando a normalidade da operação para o público que acompanha a programação tradicional pelo rádio, sem perder o reforço dos canais digitais que sustentaram a emissora durante o período de instabilidade.

Onde ouvir


FM: 104,9 MHz (normalizado)
Online: site da Cacique FM, aplicativo, Rádios Net e Portal Tribuna do Sertão