Cidades

Prefeitura de Palmeira dos Índios descarta caso suspeito de intoxicação por metanol

Após reunião emergencial, gestão municipal confirmou que jovem internado apresentou crise asmática e não ingeriu bebida alcoólica

Redação 07/10/2025
Prefeitura de Palmeira dos Índios descarta caso suspeito de intoxicação por metanol
- Foto: Arquivo

Cerca de 18 horas após divulgar a internação de um paciente com “sintomas de intoxicação por metanol”, que chegou a ser tratado como o primeiro caso suspeito em Alagoas, a Prefeitura de Palmeira dos Índios descartou, nesta terça-feira (7), a hipótese de contaminação pela substância. A decisão foi tomada após uma reunião emergencial com órgãos municipais de saúde e vigilância sanitária.

O paciente, um jovem de 22 anos, morador de Estrela de Alagoas, deu entrada na UPA de Palmeira dos Índios no último domingo (5) com uma crise asmática grave e queixa de tosse. O quadro exigiu intubação e transferência, na madrugada de segunda-feira (6), para o Hospital Santa Rita, onde ele apresentou melhora clínica e permanece internado em estado estável.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Zoé Duarte, a investigação apontou que o rapaz não havia ingerido bebida alcoólica nos últimos dias e possuía histórico de atendimentos anteriores com sintomas semelhantes, o que afastou qualquer ligação com intoxicação por metanol.

“Após atendimento e administração de medicação, o paciente apresentou piora no quadro respiratório, sendo necessária a intubação e posterior transferência para o Hospital Santa Rita. Ele não consumiu bebida alcoólica e já tinha casos anteriores de crise asmática, o que descarta qualquer relação com metanol”, explicou a secretária.

A reunião realizada na manhã desta terça, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, contou com representantes da Guarda Civil Municipal, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Secretaria de Assistência Social e equipes de vigilância sanitária e em saúde. O objetivo foi definir uma operação integrada de prevenção e combate a possíveis riscos de contaminação por produtos adulterados.

Zoé Duarte destacou que, mesmo sem casos confirmados, o município continuará em alerta. “A Prefeitura reforçará as ações de vigilância e permanecerá em alerta permanente, em conjunto com os órgãos competentes, para assegurar a proteção e a segurança da população”, afirmou.

Até o fim da manhã desta terça-feira, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que não havia registro de notificações de casos suspeitos ou confirmados de intoxicação por metanol em Alagoas.