Cidades
Medidas da Saúde qualificam suporte a pacientes após alta hospitalar
Ampliação de leitos de retaguarda e monitoramento semanal de pacientes retiram mais de 1.700 pacientes das UPAs municipais, garantindo a assistência adequada em suas residências
Com o intuito de garantir a atenção adequada para quem mais precisa, a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) vem implementando medidas efetivas de grande impacto também na área da Atenção Especializada, para que os maceioenses tenham um acesso cada vez mais facilitado a cuidados necessários ao restabelecimento de sua saúde e bem-estar.
Um dos resultados mais significativos dos investimentos realizados pelo município está na assistência de urgência e emergência onde, com recursos próprios, a atual gestão da SMS ampliou o atendimento, com a contratualização de 20 novos leitos de retaguarda no Hospital Médico Cirúrgico, com a finalidade de suprir a demanda de regulações emergenciais oriundas das UPAs municipais e do Hospital da Cidade.
“A maior meta desta gestão é garantir uma assistência à saúde eficiente, humanizada e com qualidade à população. Com essa medida, as UPAs Trapiche, Benedito Bentes e Santa Lúcia, além do Hospital da Cidade, poderão dispor desse suporte de retaguarda, para desafogar o atendimento e assegurar o cuidado necessário a todos”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Claydson Moura.
Somando esforços nessa frente de trabalho, as equipes da SMS vêm atuando paralelamente junto às unidades de urgência e emergência com o monitoramento dos pacientes considerados de longa permanência, aqueles que por sua condição física ou tratamento, se mantêm no local por um tempo maior que o esperado para a sua estabilização e/ou recuperação.
O acompanhamento é realizado semanalmente por uma equipe multidisciplinar, composta por integrantes do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), Rede de Urgência e Emergência (RUE), Sistema de Regulação Pronto! e Coordenação Técnica de Atenção às Doenças Crônicas. E a partir dele, são direcionados os encaminhamentos adequados para que os pacientes que passaram por internação possam contar com assistência necessária em suas próprias residências.
“Com esse processo, que chamamos de ‘desupalização’, conseguimos reduzir - de outubro de 2024 a junho de 2025 - o tempo de permanência nas UPAs para 1.708 pacientes, que puderam voltar para suas residências com cuidados adequados, como avaliação nutricional, antibioticoterapia e avaliação para seguimento no SAD. Isso vem fortalecendo a prestação de serviços à população e ampliando a capacidade de atendimento na urgência e emergência”, destacou a sub-secretária de Atenção Especializada da SMS, Sandra Torres.
A sub-secretária Sandra Torres pontua ainda outra iniciativa articulada pela SMS, que possibilitou a reabertura do Hospital Sanatório (Unidade da Praia do Sobral, na região central da capital alagoana), com a disponibilidade de 156 leitos, sendo 42 para a Rede de Urgência e Emergência e 10 leitos de UTI, direcionados aos pacientes do SUS.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados