Cidades
PF investiga extração ilegal de minérios na terra indígena Wassu-Cocal em São José da Laje
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, 28, a segunda fase da Operação Paralelogramo, no município de São José da Laje. A investigação tem o objetivo de identificar os reais destinatários de minerais extraídos ilegalmente de uma pedreira clandestina, situada no interior da Terra Indígena Wassu-Cocal, em Joaquim Gomes.
Os policiais federais cumprem dois mandados de busca e apreensão expedidos pela 7ª Vara Federal de União dos Palmares, assim como a intimação dos responsáveis acerca de decisão judicial que também os proibiu de acessarem o local da pedreira. Uma pessoa foi presa por posse ilegal de arma de fogo.
Segundo as investigações, uma empresa teria instalado uma pedreira clandestina dentro da terra indígena Wassu-Cocal, de onde estariam retirando ilegalmente pedras e comercializando o material em forma de paralelepípedos.
Os responsáveis podem responder pelos crimes previstos no art. 55, da Lei nº 9.605/98, juntamente com o art. 2º, da Lei nº 8.176/91, na forma do art. 70 do Código Penal Brasileiro.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil