Cidades
JHC revoga certidão de empresa interessada em instalar depósito de ácido sulfúrico
O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Maceió, Marcos André Cavalcanti, revogou a certidão de uso do solo concedida em setembro de 2022, pela então Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), à Timac agroindústria e comércio de fertilizantes. A decisão foi do prefeito JHC.
O documento explica que a revogação é necessária pois a região no entorno estaria correndo grave risco ao ambiente
“Considerando que o objeto de armazenamento pretendido pela empresa Requerente é um produto de alta volatilidade, além de que nas proximidades o ambiente possui risco de explosividade, vez que existe armazenamento de produtos inflamáveis e outros desta natureza, o que com a sinergia pode causar um desastre de grandes proporções, pois mesmo o ácido não sendo inflamável, mas corrosivo, havendo a ocorrência de um incêndio, poderá tudo misturado causar uma verdadeira tragédia”.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) informou ainda que, “embora a certidão de uso e ocupação de solo não signifique autorização e muito menos licença ambiental para a instalação de qualquer indústria, revogou a validade do referido documento concedido à empresa Timac, para que não haja dúvida do compromisso da atual gestão com o Meio Ambiente e com a segurança da nossa população”.
“Vale ressaltar que não cabe ao Município conceder licença de atividade de ácido sulfúrico, sendo essa atuação de caráter exclusivo dos órgãos ambientais dos governos estadual (IMA) e federal (Ibama)”, completa a nota.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados