Cidades
Produtores do Programa AgroNordeste expandem mercado no estande do Sebrae na Expoagro

Os visitantes da Expoagro 2021, promovida pela Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), com o patrocínio do Sebrae Alagoas e parceiros, encerrada no último domingo (31), também puderam encontrar o melhor da horticultura e fruticultura agroecológica alagoana. Isso porque o Empório Sebrae contou com as presenças de cinco produtores do município de Senador Rui Palmeira, participantes do Programa AgroNordeste, realizado pelo Sebrae Alagoas juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Alagoas).
Um desses produtores foi Jocivânio Vieira, que durante a Expoagro comercializou hortaliças, frutas e leguminosas, entre elas repolho, abóbora, coentro, melancia, goiaba, cenoura, maxixe, couve e quiabo. Ele destaca a importância do espaço que foi destinado aos produtores no Empório Sebrae.
“Esse espaço na Expoagro foi muito importante até para que a gente pudesse levar mais conhecimento sobre o nosso trabalho no Sertão, além de divulgarmos a nossa produção e como é o nosso dia a dia. Sem contar que trouxemos mais alimentos para uma exposição desse porte no estado de Alagoas. É fundamental fazer com que as hortaliças estejam em espaços assim para apresentar o modelo orgânico, agroecológico. Esse foi um passo enorme em nossas vidas”, avalia.
Jocivânio, que trabalha no campo desde criança, também ressalta que as ações do programa foram fundamentais para que o negócio se tornasse sustentável e pudessem ser expostos na Expoagro. “A principal ação do Programa AgroNordeste é a assistência técnica bem acompanhada que os consultores nos dão, com profissionais de grande qualidade que nos orientam, com boa vontade de ensinar, além de diversos cursos essenciais para as nossas vidas e que serviram de incentivo para todo mundo”, pontua.
A analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Pollyana Bellotti, destaca a importância de disponibilizar um espaço para que os produtores divulguem mais a produção agroecológica e, assim, possam vender mais. “A participação destes produtores na Expoagro foi importante porque é uma oportunidade a mais para que eles apresentem e vendam os seus produtos agroecológicos produzidos por eles em seus municípios”, afirma.

O Programa AgroNordeste Alagoas beneficia com capacitações técnicas e gerenciais, além de ações de formação profissional rural, cerca de 210 pequenos negócios (formalizados com: DAP, NIRF, RGP, SICAB ou CNPJ), agroindústrias (com CNPJ ou em processo de formalização), cooperativas de produção e empreendimentos rurais e urbanos pertencentes às cadeias produtivas priorizadas em vários municípios alagoanos.
A 71ª edição da Expoagro foi promovida pela ACA e Organização Arnon de Mello (OAM), em parceria com diversas instituições como Sebrae Alagoas, Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), Prefeitura de Maceió, Governo Federal, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), Banco do Nordeste, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Alagoas).
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas