Cidades
Municípios alagoanos continuam disputa para sediar primeira empresa de motores elétricos do Nordeste

Cadernos de intenções já foram enviados pelas Prefeituras para a Mercosul Motores Elétricos, que deve escolher a cidade em que vai se instalar ainda em setembro. Fotos: Lucas Meneses
O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão, e gestores de oito municípios alagoanos se reuniram virtualmente na manhã desta segunda-feira (13) para definir detalhes sobre a disputa que vai definir a cidade onde a indústria Mercosul Motores Elétricos irá se instalar em Alagoas.
Os oito municípios do Estado enviaram à empresa um caderno de intenções com informações sobre área, mão-de-obra disponível, rede hidráulica e tratamento de esgoto; além de infraestrutura de polo, acesso e mobilidade urbana, infraestrutura hospitalar, informações sobre as condições das rodovias locais e logística. A Mercosul Motores deve definir o município-sede da nova unidade fabril ainda em setembro e os municípios que estão concorrendo podem fazer visitas à sede da empresa em Caxias do Sul, RS.
A Mercosul Motores Elétricos pretende iniciar as obras para a instalação em Alagoas no próximo mês de outubro, com investimentos na ordem de R$ 170 milhões e a geração inicial de 258 empregos diretos. A cidade escolhida deve ainda se responsabilizar sobre a terraplanagem da área onde a indústria será construída.
“Essa disputa é inédita em Alagoas. Pela primeira vez, temos municípios tentando a captação de uma mesma empresa e é uma ação muito boa para Alagoas, porque mostra que os gestores sabem da importância do que é instalar uma empresa desse porte nos municípios. Na próxima etapa, a empresa vai analisar as informações que os municípios enviaram, as intenções e o que os municípios podem dar de apoio para a instalação da empresa – tanto incentivo locacional, como os incentivos fiscais dos municípios, como IPTU, ISS, serviços de terraplanagem na área e outras necessidades. É dessa forma que a empresa vai definir onde vai se instalar”, destaca o secretário da Sedetur, Marcius Beltrão.
Participaram da reunião os gestores dos municípios de Marechal Deodoro, Penedo, Pilar, São Miguel dos Campos, Rio Largo, Campo Alegre, Coruripe e Teotônio Vilela; além da deputada estadual Jó Pereira.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
4BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
5TRÂNSITO
Rodízio de carros volta a valer em São Paulo a partir desta segunda-feira, 12


