Cidades
Prefeitura de Coruripe busca apoio do Sebrae Alagoas para construção de Central de Abastecimento no município

Durante reunião, prefeito Marcelo Beltrão e a Diretoria Executiva da instituição também discutem o apoio às micro e pequenas empresas locais e o desenvolvimento da cadeia do turismo. Fotos: Kelvin Gomes
Na última terça-feira (13), a Diretoria Executiva (Direx) do Sebrae Alagoas recebeu o prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão, com o objetivo de alinhar ações para o fortalecimento das feiras livres e mercado do município, como o apoio à implantação de uma Central de Abastecimento na cidade. Trataram também sobre projetos que impactam outras atividades das micro e pequenas empresas e produtores rurais de Coruripe, como o turismo.
O prefeito Marcelo Beltrão destacou que busca apoio do Sebrae para realizar estudos envolvendo o novo equipamento e a formulação de uma proposta de modelo de gestão para a Central. Outros setores também terão estudos, como a cultura e o artesanato, ofertando novas experiências para a população local e para os turistas.
“A ideia inicial é criar essa Central de Abastecimento que será um equipamento para a geração de emprego e renda em Coruripe. Na nossa região, enxergamos um potencial muito grande nos nossos agricultores. Podemos transformar o mirante em um centro de visitação diária. A nossa expectativa é que esses equipamentos possam gerar aproximadamente R$ 1 milhão em faturamento por semana somente com a feira”, afirma o prefeito.
Com esses projetos, Marcelo Beltrão espera que pequenas empresas como mercadinhos e restaurantes passem a comprar no próprio município. O prefeito também busca uma parceria com o Sebrae para mapear o movimento da feira livre e identificar dados, como: quais os principais produtos ofertados no território e quais produtos podem ser comercializados no Centro de Abastecimento.
O diretor superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, reiterou o apoio, sobretudo para a construção da Central de Distribuição, agregando valor ao equipamento com o trabalho de outros aspectos como artesanato, gastronomia e compras públicas.
“Outro ponto interessante envolve as compras governamentais, que promove a necessidade de uma produção local. Tendo o conhecimento da própria demanda, o município passa a estimular ainda mais a produção agrícola. Assim, a prefeitura saberá o que fazer para que a produção ganhe escala e qualidade, fazendo a economia girar no próprio município e na região”, enfatiza.
Turismo
Marcos Vieira ainda sugeriu a criação de um plano para o turismo de toda a região do Litoral Sul do estado. “O ideal seria a criação, também, de um plano regional. Isso é fundamental. Dá para fazer isso e atrair cada vez mais turistas não somente de Alagoas, mas de todo o Nordeste e do país, tornando aquela área uma rota nacional”, concluiu.
Também participaram da reunião o diretor técnico do Sebrae Alagoas, Vinícius Lages; o diretor de Administração e Finanças do Sebrae Alagoas, Roberval Cabral; a gerente da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD) do Sebrae Alagoas, Renata Fonseca; a chefe de Gabinete da Direx do Sebrae Alagoas, Sandra Torres, e o superintendente de Desenvolvimento Setorial e Regional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Alay Correia.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
2
TV Gazeta de Alagoas lança programação local com três novas atrações diárias
-
3CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas
-
4SEGURANÇA
Três líderes do tráfico morrem em confronto com a PM em Maceió
-
5SERVIDOR
Governo de Alagoas anuncia o maior concurso público da história do Estado

