Cidades
Arapiraca: Referência no Brasil, Circo Mágico Nelson é tema de pesquisa
A família Silveira, uma das mais tradicionais na história circense no Nordeste brasileiro, está sendo tema de uma pesquisa documental que poderá vir a ser publicada em breve, com apoio da Fundação Nacional de Artes (Funart).
A responsável pelo recolhimento destas informações é uma das maiores autoridades do país na Arte do Circo, Verônica Tamaoki. Ela está em Arapiraca pegando depoimentos dos que frequentaram o saudoso Circo Mágico Nelson.
Os intermediadores deste contato são o filho de Nelson, o estimado ator e palhaço Teófanes Silveira, o “Biribinha”, e a neta Helga Silveira, que atua na Secretaria Municipal de Educação (SME).
Nesta sexta-feira (23), Verônica Tamaoki está convocando todo o público que viveu momentos de alegria e comungou dos sentimentos externados no Circo Mágico Nelson para um bate-papo aberto e para que as experiências sejam compartilhadas, ajudando assim ainda mais em seu objeto de pesquisa.
O encontro será a partir das 19h30, na Escola Municipal de Circo, situada no Bosque das Arapiracas, bairro de Santa Edwiges.
“É muito importante este contato com as pessoas que puderam assistir e presenciar toda a beleza daquele ambiente artístico. Precisamos preservar esta memória da família Silveira”, diz ela, que é coordenadora do Centro de Memória do Circo, em São Paulo.
Já nesta semana, a estudiosa começou a colher depoimentos de figuras ilustres que foram público ou encantaram por décadas o circo em questão, como o artista plástico José de Sá, que pintava os cenários no picadeiro; o radialista comendador Isve Cavalcante, o qual fazia sonoplastia dos espetáculos melodramáticos; e o casal Baiano e Baianinha, que encantava o público com sua cantoria caipira, por exemplo.
Mais lidas
-
1COMPORTAMENTO
Apartamento, jatinhos e festa: O que o caso Yasmin Brunet e Vorcaro revela sobre a dinâmica dos relacionamentos sugar
-
2SAÚDE
Suco verde para o café da manhã: veja como preparar essa bebida refrescante
-
3A CONTA NÃO FECHA
Pastor em Delmiro, salário em Maceió: folha aponta jornada de 40 horas a 290 km de distância na prefeitura de JHC/Cunha
-
4EXTREMISTA EXALTADO
Panelaço contra Flávio em Maceió termina com porteiro que participava do ato com moradores e vizinhos levado pela polícia; morador denunciou intimidação bolsonarista
-
5NO CEARÁ
Ao som de “Vai dar PT”, multidão toma as ruas de Fortaleza, no Ceará; veja vídeo