Brasil
'Não há paz se não houver um sistema multilateral', diz Celso Amorim
O assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República, Celso Amorim, disse nesta terça-feira (29) que a mensagem a ser transmitida pelo Brasil aos países do BRICS será a defesa do multilateralismo.
"Não há paz, não há livre comércio, não há prosperidade se não houver um sistema multilateral. Isso não é uma coisa abstrata. Você fala multilateralismo, parece que está falando uma religião. Não é. O Brasil não teria ganhado os casos do algodão contra os Estados Unidos, do açúcar (contra a União Europeia), não teria legitimado o uso de medicamentos genéricos para combater a Aids, se não tivesse um sistema multilateral", disse Amorim.
Ao defender o multilateralismo, o assessor especial da Presidência destacou que fez várias reuniões bilaterais ao longo do dia, inclusive em temáticas no âmbito da segurança internacional, que terão destaque no encontro de amanhã com assessores de segurança do BRICS.
"Quantas vezes o Brasil teve um entendimento conjunto com um membro permanente Conselho de Segurança sobre o assunto da paz e segurança internacional? Hoje fiz várias bilaterais importantes", pontuou.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados