Brasil
Banco Central eleva juros básicos da economia para 14,25% ao ano; quinta alta consecutiva
O Banco Central elevou 1 ponto percentual na taxa Selic, nesta quarta-feira (19), subindo os juros básicos da economia de 13,25% para 14,25% ao ano.
Esta foi a quinta alta consecutiva da taxa Selic implementada pelo Comitê de Política Monetária (Copom), e a terceira com esse mesmo valor, alcançando o maior nível desde outubro de 2016.
Apesar do aumento, o comitê adiantou que, na próxima reunião, em maio, o ajuste para controlar a inflação deve ser menor:
"Diante da continuidade do cenário adverso para a convergência da inflação, da elevada incerteza e das defasagens inerentes ao ciclo de aperto monetário em curso, o Comitê antevê, em se confirmando o cenário esperado, um ajuste de menor magnitude na próxima reunião."
Em fevereiro, a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ficou em 1,48% e acumula alta de 4,87% em 12 meses, acima do teto da meta do ano passado.
A projeção do mercado financeiro é de que a taxa básica de juros termine em 15% em 2025, devido às incertezas sobre a inflação brasileira e a economia global. Já o IPCA deve ficar em 5,51% até o fim deste ano, de acordo com dados do Boletim Focus, do Banco Central.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados