Brasil
Reator Multipropósito Brasileiro: catalisador da pesquisa nuclear
A cidade de Iperó, no interior de São Paulo, será a casa do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), um grande passo para a área de tecnologia nuclear.
O espaço contará com centros de pesquisa voltados para o desenvolvimento nuclear nacional, permitindo a produção de radioisótopos, usados na fabricação de fármacos para tratamento de câncer. Além da área da saúde, setores da agricultura, da indústria e do meio ambiente também serão impulsionados com o RMB.
Para conversar sobre a importância dessa iniciativa, Thaiana de Oliveira e Arthur Neto convidam Júlio de Oliveira, mestre em engenharia nuclear pela Universidade Nacional russa de Pesquisa Nuclear (MEPhI, na sigla em inglês), doutorando em tecnologia nuclear do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), da Universidade de São Paulo (USP), e pesquisador em reuso de rejeitos radioativos como combustível para baterias nucleares; Astrid Cazalbón, doutoranda em relações internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e coordenadora de projetos do Observatório Latino-Americano da Geopolítica Energética; e Leonam Guimarães, diretor técnico da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN) e coordenador do Comitê Científico e Tecnológico da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (Amazul). Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM, às 20h00.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados