Brasil
Brasileiros deportados dos EUA chegam em Fortaleza em 4º voo de repatriação
Ao todo, 127 brasileiros deportados dos Estados Unidos chegaram ao Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, neste sábado (15) no quarto voo de repatriação desde o início do ano, após a posse do presidente norte-americano, Donald Trump. O voo partiu do aeroporto de Alexandria, Louisiana.
Entre os passageiros, dois possuem mandados de prisão expedidos pela Justiça Brasileira, um por assalto e outro por porte ilegal de arma de fogo. Eles foram conduzidos pela Polícia Federal após o pouso.
Dos repatriados, dez são crianças e adolescentes e 75 seguiram para Minas Gerais, em voo operado pela Força Aérea Brasileira (FAB). Com este voo, o total de brasileiros deportados desde que o presidente dos EUA, Donald Trump, assumiu o poder em janeiro, já chega a 490.
Trump prometeu na campanha eleitoral uma operação de deportação em massa de imigrantes e após assumir o cargo, em 20 de janeiro, decretou emergência nacional na fronteira sul com o México e ordenou o envio de milhares de tropas para apoiar as autoridades de imigração na segurança da fronteira.
Nos dois primeiros voos para o Brasil, em fevereiro, passageiros relataram condições degradantes, como uso de algemas e até 12 horas sem alimentação.
Além disso, determinou a deportação imediata de todos os imigrantes que ingressassem ilegalmente no país pela fronteira sul.
Desde outubro, início do ano fiscal de 2025 nos EUA, quase 300 mil pessoas foram detidas na fronteira sudoeste, composta pelos estados do Texas, Novo México, Arizona e Califórnia.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados