Brasil
PF indicia juízes e advogados por venda de decisões
A Polícia Federal (PF) indiciou nesta segunda-feira (10) 23 pessoas, entre elas desembargadores, juízes, advogados e servidores do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).
O inquérito faz parte da operação 18 Minutos, que começou a investigar em agosto do ano passado um esquema de corrupção envolvendo venda de sentenças na corte do Maranhão. O relatório foi enviado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).
As investigações apontam que o esquema "organizado e meticuloso" direcionava decisões judiciais para beneficiar determinados interessados, com base na liberação indevida de alvarás judiciais do Banco do Nordeste de aproximadamente R$ 18 milhões para pagamento de honorários advocatícios.
Ainda segundo a PF, a rede criminosa tinha um núcleo judicial, formado por magistrados e auxiliares; um composto por advogados que atuavam em parceria com juízes para obter sentenças favoráveis; e um operacional, responsável por ocultar e movimentar os valores obtidos ilegalmente.
Cabe ao STJ analisar e decidir sobre as próximas etapas do caso, que pode levar ao oferecimento de denúncias pelo Ministério Público. Os acusados podem responder pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados