Brasil
Evento em São Paulo relembra libertação de Auschwitz e homenageia vítimas do Holocausto
A Congregação Israelita Paulista (CIP) organizou, neste domingo (26), ato em memória das vítimas do Holocausto, em São Paulo (SP).
O papel do Exército Vermelho na libertação do campo de concentração de Auschwitz, há 80 anos, foi destacado durante a cerimônia.
A libertação de Auschwitz, realizada pelas tropas soviéticas em 27 de janeiro de 1945, marcou o início da revelação ao mundo dos horrores cometidos pelo regime nazista.
Estima-se que 1,1 milhão de judeus tenham sido mortos naquele campo, um sexto do total de 6 milhões de judeus assassinados durante a Segunda Guerra Mundial.
"O papel do Exército Vermelho foi fundamental para expor ao mundo a brutalidade do Holocausto", destacou Laura Feldman, presidente da CIP, em seu discurso. Além de homenagear os milhões de mortos, o evento destacou a relevância de revisitar esses fatos históricos para enfrentar desafios atuais.
O ato também teve a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do prefeito Ricardo Nunes (MDB), além de diplomatas, líderes religiosos e comunitários. Ambos participaram da cerimônia de acendimento das velas do menorá, símbolo da sabedoria divina, e usaram quipás como sinal de respeito.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado