Brasil
Brasil celebra retirada de Cuba da lista de países patrocinadores do terrorismo
O Brasil celebrou nesta terça-feira (15) a decisão dos Estados Unidos de retirar Cuba da lista de países patrocinadores do terrorismo, considerando a medida "um ato de reparação e restabelecimento da justiça". A medida foi anunciada pelo presidente Joe Bi
"O governo brasileiro recebeu com satisfação a decisão do governo dos EUA de revogar sua designação unilateral de Cuba como Estado patrocinador do terrorismo, suspender a aplicação do Título III da Lei Helms-Burton e eliminar as restrições às relações entre pessoas e entidades norte-americanas com contrapartes cubanas", declarou o Itamaraty em comunicado.
O governo brasileiro destacou ainda que sempre defendeu, tanto em fóruns multilaterais e regionais quanto no diálogo com Washington, que "é injusto e injustificado manter Cuba em uma lista unilateral de países promotores do terrorismo, quando é amplamente conhecido que Cuba colabora ativamente na promoção da paz, do diálogo e da integração regional".
"As medidas de alívio adotadas pelos EUA vão na direção correta e representam um ato de reparação, restabelecimento da justiça e do direito internacional", acrescentou.
Além disso, o Itamaraty afirmou esperar que essas medidas sinalizem o caminho para uma relação construtiva entre Cuba e os EUA, "baseada no diálogo, na cooperação e no respeito às normas internacionais".
Mais cedo, a poucos dias do fim de seu mandato, o governo de Joe Biden anunciou a decisão de retirar Cuba da lista de países que promovem o terrorismo. Cuba havia sido incluída na lista em janeiro de 2021, em uma das últimas ações de Donald Trump antes de concluir o primeiro mandato.
A ilha integrou a lista desde 1982, mas foi retirada em 2015, durante o período de aproximação promovido pelo então presidente Barack Obama (2009-2017).
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1COMPORTAMENTO
Apartamento, jatinhos e festa: O que o caso Yasmin Brunet e Vorcaro revela sobre a dinâmica dos relacionamentos sugar
-
2CORREGEDORIA
CNJ convoca desembargador Fábio Ferrario para auxiliar em inspeção no TJ de Roraima
-
3SAÚDE
Suco verde para o café da manhã: veja como preparar essa bebida refrescante
-
4A CONTA NÃO FECHA
Pastor em Delmiro, salário em Maceió: folha aponta jornada de 40 horas a 290 km de distância na prefeitura de JHC/Cunha
-
5SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs