Brasil
Ano novo começa com conta de luz mais barata, informa Aneel
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (27) que a bandeira tarifária para o mês de janeiro de 2025 será verde, dando um alívio para os consumidores de energia elétrica. A bandeira tarifária permaneceu verde de abril de
O motivo, segundo a autarquia, é a permanência das condições favoráveis de geração de energia no país, com a chegada do período chuvoso, que melhoraram os níveis dos reservatórios, aumentando a geração das usinas hidrelétricas.
"Dessa forma, se aciona menos empreendimentos com energia mais cara, como é o caso das usinas termelétricas", explicou a Aneel.
Lançado pela agência em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias é uma importante ferramenta de transparência que permite aos consumidores acompanharem, mês a mês, as condições de geração de energia no país.
A Aneel reforça que, mesmo que as condições de geração sejam favoráveis, é necessário continuar com hábitos de consumo consciente para evitar desperdícios e contribuir para a sustentabilidade do setor elétrico.
Anteriormente, os meses de junho, julho e agosto registraram o menor volume de chuvas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste dos últimos 94 anos.
Com os reservatórios prejudicados devido às secas, o governo estimou usar de 70% a 80% das termelétricas, entre outras medidas, para garantir segurança energética ao país.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
2
TV Gazeta de Alagoas lança programação local com três novas atrações diárias
-
3LUTO
Abigail Fernandes é encontrada morta na casa onde morava, em Palmeira dos Índios
-
4COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
5JUSTIÇA
Justiça bloqueia R$ 50 milhões de Lula Cabeleira e familiares por loteamento irregular em Delmiro Gouveia