Brasil
AGU: YouTube tem 24 horas para retirar vídeos com notícias falsas sobre estado de saúde de Lula
A Advocacia-Geral da União (AGU) enviou nesta sexta-feira (13) notificação extrajudicial ao Google, empresa responsável pela plataforma YouTube, para que retire vídeos com informações falsas sobre o estado de saúde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva
"As narrativas identificadas apresentam desinformação sobre o estado de saúde do presidente, inclusive sobre sua morte, gerando confusão a respeito de um assunto de relevância pública, com potencial de atingir a confiança nas instituições públicas e, em particular, afetar a própria estabilidade política e econômica do país”, diz em a nota a AGU.
Nas redes sociais do presidente, ele aparece caminhando ao lado do neurocirurgião Marcos Stavale, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Na noite da última segunda-feira (9), o presidente sentiu dores de cabeça e, depois de exames feitos no Sírio-Libanês em Brasília, foi transferido para a unidade do hospital em São Paulo, onde foi submetido a uma cirurgia de emergência (chamada trepanação) para drenar o hematoma, na terça-feira (10).
Lula precisou passar por uma cirurgia de emergência para drenar uma hemorragia cerebral decorrente de um traumatismo craniano, fruto de um acidente doméstico que sofreu no dia 19 de outubro.
A equipe médica, liderada por Kalil e Ana Helena Germoglio, atualizou o estado de saúde do presidente após o procedimento — ele estava acordado e conversando normalmente. Kalil afirmou que o chefe de Estado permaneceria no Sírio-Libanês até a próxima segunda-feira (16), mesmo que seu quadro fosse estável.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados