Palmeira: uma injeção, uma dor e o retrato do caos
Há histórias que não pedem adjetivos. Elas gritam sozinhas. A de ontem, na UPA de Palmeira dos Índios, é uma delas. Uma criança, com fratura na perna e na bacia, foi atendida, examinada de forma superficial, recebeu uma injeção - como quem apaga incêndio com copo d’água - e foi mandada de volta para casa. Voltou com a dor. Voltou com o choro. Voltou com o sofrimento que ninguém quis enxergar.
A medicina falhou. O sistema falhou. O improviso venceu.
Durante a noite, a dor fez o que o atendimento não fez: denunciou a gravidade. No dia seguinte, os pais retornaram à UPA. Só então identificaram o óbvio que havia sido ignorado: fraturas graves. A criança precisou ser transferida às pressas para Arapiraca, a mais de 40 quilômetros de distância. Quarenta quilômetros de estrada para quem mora numa cidade que se orgulha de ter dois hospitais.
E aí vem a pergunta que dói mais do que a fratura:
por que Palmeira dos Índios ainda precisa mandar seus doentes para Arapiraca?
A cidade tem um hospital público recém-inaugurado, o Hospital do Médio Sertão, apresentado como solução definitiva para os problemas da saúde local. Trinta dias de discursos, fotos, promessas, solenidades. Tem também um hospital privado, o Hospital Santa Rita, que, embora particular, é financiado com recursos públicos. Dois hospitais. Muitas promessas. Pouca resolutividade.
Na prática, quando a urgência bate à porta, a resposta é a estrada.
A criança sofreu ontem, mas o episódio revela algo maior, mais profundo, mais grave: a saúde em Palmeira dos Índios está em colapso. Não é falta de prédio. Não é ausência de placa. É desorganização, falha de gestão, despreparo, improviso institucionalizado. É a cultura do “dá um jeito”, mesmo quando o que está em jogo é a vida.
E não é só a saúde. O caso da criança é apenas o sintoma mais cruel de um corpo administrativo doente. A infraestrutura vai mal. Os serviços públicos falham. A cidade tropeça em si mesma todos os dias. Palmeira dos Índios vive hoje um verdadeiro inferno administrativo, onde nada funciona como deveria e tudo é empurrado para depois.
Improvisar na política pode render discurso.
Improvisar na saúde gera dor.
Improvisar na gestão custa vidas.
É preciso dizer com todas as letras: não dá mais para fingir normalidade. Não dá mais para celebrar inaugurações enquanto crianças são mandadas para casa com fraturas não diagnosticadas. Não dá mais para aceitar que o cidadão pague impostos e receba estrada como resposta para emergência médica.
Palmeira dos Índios precisa tomar consciência. Precisa acordar. Precisa entender que política não é palco, não é marketing, não é promessa vazia. Política, quando trata da saúde, é responsabilidade absoluta. Erro não é detalhe. Erro é tragédia anunciada.
Ontem foi uma criança.
Amanhã pode ser qualquer um.
E quando uma cidade normaliza isso, ela não está apenas doente.
Ela está perdida.
Mais lidas
-
1COMPORTAMENTO
Apartamento, jatinhos e festa: O que o caso Yasmin Brunet e Vorcaro revela sobre a dinâmica dos relacionamentos sugar
-
2SAÚDE
Suco verde para o café da manhã: veja como preparar essa bebida refrescante
-
3A CONTA NÃO FECHA
Pastor em Delmiro, salário em Maceió: folha aponta jornada de 40 horas a 290 km de distância na prefeitura de JHC/Cunha
-
4EXTREMISTA EXALTADO
Panelaço contra Flávio em Maceió termina com porteiro que participava do ato com moradores e vizinhos levado pela polícia; morador denunciou intimidação bolsonarista
-
5NO CEARÁ
Ao som de “Vai dar PT”, multidão toma as ruas de Fortaleza, no Ceará; veja vídeo