Eleição atípica e o fim dos comícios

29/09/2016

Como era esperado, essa eleição foi a mais atípica de todas. A crise financeira, a minirreforma política que impediu diversas formas de manifestação, além da proibição do financiamento privado de campanha, tornou a eleição morna, sem emoção.

Veja um exemplo: com exceção de municípios menores em Alagoas, os comícios que sempre pontuaram as eleições alagoanas e que levavam os eleitores às ruas para ouvir as propostas dos candidatos sumiram do mapa.

Nas quatro maiores cidades de Alagoas (Maceió, Arapiraca, Rio Largo e Palmeira dos Índios) a campanha se resume a carreatas, caminhadas, passeatas e reuniões.

A velha tradição dos grandes oradores se perdeu no tempo, como se perdeu a inocência em eleição, onde o profissionalismo, o marketing estratégico prepondera sobre as ideias e os sonhos.

Vladimir Barros

Vladimir Barros

É advogado militante, formado pela Universidade Federal de Alagoas e pós-graduado em Direito Processual e Docência Superior. Jornalista filiado ao Sindjornal/FENAJ, é membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (AAI) e da Associação Brasileira de Imprensa; Editor do Jornal Tribuna do Sertão. É também membro da Academia Palmeirense de Letras (Palmeira dos Índios) e fundador da Rádio Cacique FM.