Prefeitura de Quebrangulo é autuada por supressão de árvores

07/02/2016
[caption id="attachment_132065" align="aligncenter" width="580"]Supressão de árvores em Quebrangulo resultou em ação do IMA Supressão de árvores em Quebrangulo resultou em ação do IMA[/caption]

Após o recebimento de diversas denúncias de que a prefeitura do município de Quebrangulo estaria derrubando árvores sem autorização, uma equipe da Gerência de Monitoramento e Fiscalização do Instituto do Meio Ambiente (IMA) esteve no local. O resultado foi a autuação, com aplicação de multa, e o embargo de uma obra realizada pelo poder executivo municipal. Os representantes da prefeitura chegaram a apresentar uma solicitação que teria sido feita ao IMA, para supressão das árvores. Ainda argumentaram que se trata de uma obra para asfaltar uma rua já pavimentada, refazer o canteiro central e que outras árvores seriam replantadas.

Entretanto, o órgão ambiental não chegou a emitir um parecer e uma autorização para a realização da obra. Devido à irregularidade encontrada, a obra foi embargada e a prefeitura autuada em pouco mais de R$ 28 mil. Além disso, moradores haviam ainda denunciado o incômodo que o lixão da cidade estaria causando. A equipe encontrou restos de animais e outros resíduos depositados de modo irregular. Por isso, novamente a prefeitura foi autuada e recebeu uma segunda multa, também de pouco mais de R$ 28 mil.

Segundo informações dos técnicos da Gerência, o prazo para que seja apresentada a defesa é de 20 dias a contar do dia das autuações.

Vladimir Barros

Vladimir Barros

É advogado militante, formado pela Universidade Federal de Alagoas e pós-graduado em Direito Processual e Docência Superior. Jornalista filiado ao Sindjornal/FENAJ, é membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (AAI) e da Associação Brasileira de Imprensa; Editor do Jornal Tribuna do Sertão. É também membro da Academia Palmeirense de Letras (Palmeira dos Índios) e fundador da Rádio Cacique FM.