A facada rende

28/11/2025
A facada rende
O ex-presidente Jair Bolsonaro - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

E como rende. Bolsonaro usou o atentado de Adélio como plataforma emocional para ganhar a eleição de 2018. Deu certo: virou vítima, virou mártir, virou presidente. Agora tenta repetir a dose. A mesma facada, reciclada, anos depois, surge como argumento derradeiro para evitar o que se avizinha: o cumprimento de pena, a responsabilidade pelos atos e pelos crimes atribuídos.

Mas desta vez, não cola. A sociedade mudou, o cenário político mudou, e a Justiça, pressionada, observada e cobrada, já não embarca na narrativa do “coitado ferido”. A facada que o elegeu não servirá como escudo para livrá-lo da prisão.

Pedro Oliveira

Pedro Oliveira

Escritor e jornalista com vasta experiência em análise política. Autor dos livros “Arquivo Aberto/Crônica de um Brasil Corrupto”, “Brasil 2006 A História das Eleições” / “Manual Prático de Licitações e Contratos” “Resumo Político - Crônicas, histórias e os bastidores da política brasileira”. Articulista político da Tribuna do Sertão, Jornal Extra e Blog Resumo Político. Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB, Presidente do Instituto Cidadão e Membro Coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Atuou no Diário de São Paulo, Revista NÓS ( SP), Diários Associados ( Jornal de Alagoas), Jornal de Hoje. Fundador do Jornal Opinião e do Correio de Alagoas, este junto com o jornalista Pedro Collor de Mello.