Impessoalidade

05/07/2024
Impessoalidade

Os cinco princípios básicos da Administração Pública estão presentes no artigo 37 da Constituição Federal de 1988 e condicionam o padrão que as organizações administrativas devem seguir. São eles: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Costumo dizer que se nossos administradores públicos fossem submetidos a um exame, levariam “nota vermelha” em todos eles.

O princípio da impessoalidade é um dos mais aviltados, ao se ver gestores públicos nas redes sociais, feitos macacos se exibindo em busca de visibilidade.

Outro fato muito usual em festas públicas com grandes atrações, subir ao palco e ter seu nome anunciado pelos cantores, para a multidão, enganada com o “pão e circo”. Fazem e sabem que não serão punidos pelos órgãos de controle externo, que fingem nada ver. Isto é Brasil, minha gente.

Pedro Oliveira

Pedro Oliveira

Escritor e jornalista com vasta experiência em análise política. Autor dos livros “Arquivo Aberto/Crônica de um Brasil Corrupto”, “Brasil 2006 A História das Eleições” / “Manual Prático de Licitações e Contratos” “Resumo Político - Crônicas, histórias e os bastidores da política brasileira”. Articulista político da Tribuna do Sertão, Jornal Extra e Blog Resumo Político. Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB, Presidente do Instituto Cidadão e Membro Coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Atuou no Diário de São Paulo, Revista NÓS ( SP), Diários Associados ( Jornal de Alagoas), Jornal de Hoje. Fundador do Jornal Opinião e do Correio de Alagoas, este junto com o jornalista Pedro Collor de Mello.