Meu amigo palaciano

25/02/2024
Meu amigo palaciano
Congresso - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Tenho um velho amigo cuja nossa relação nasceu no ano de 1988, quando cursei minha pós-graduação em Ciências Políticas, na Universidade de Brasília, lá se vão 36 anos , voltei para Alagoas e ele, após passar algum tempo na África e Europa, onde fez seu Doutorado e ao retornar passou a ser professor na própria UnB, na qual estudamos. Desempenhou funções destacadas no Congresso Nacional e alguns Ministérios, assessorou, diretamente, 2 presidentes da República e recusou um convite pra assumir o cobiçado cargo de ministro do Tribunal de Contas da União, pois segundo ele, ainda muito moço, não queria uma função que tolhesse suas inquietudes e o tornasse um “burocrata de elite”.

Hoje, já aposentado formalmente, suas opiniões e conselhos permeiam o palácio do planalto, o senado e o Itamaraty. Ninguém sabe como ele das entranhas do poder em Brasília. Por ele sei até noticias de Alagoas. É ou não uma fonte abundante?

Pedro Oliveira

Pedro Oliveira

Escritor e jornalista com vasta experiência em análise política. Autor dos livros “Arquivo Aberto/Crônica de um Brasil Corrupto”, “Brasil 2006 A História das Eleições” / “Manual Prático de Licitações e Contratos” “Resumo Político - Crônicas, histórias e os bastidores da política brasileira”. Articulista político da Tribuna do Sertão, Jornal Extra e Blog Resumo Político. Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB, Presidente do Instituto Cidadão e Membro Coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Atuou no Diário de São Paulo, Revista NÓS ( SP), Diários Associados ( Jornal de Alagoas), Jornal de Hoje. Fundador do Jornal Opinião e do Correio de Alagoas, este junto com o jornalista Pedro Collor de Mello.