Os medos do PT

26/02/2017

Ainda na sabatina de Alexandre de Moraes a bancada petista demonstrou extrema preocupação de um ministro vinculado ao governo e ao PSDB trazer consequências “previsíveis” em julgamentos de aliados.

Moraes também evitou dizer se vai se declarar impedido de julgar os recursos da ex-presidente Dilma Rousseff ao Supremo contestando o resultado do processo de impeachment que a retirou do cargo.

"Eu, se aprovado for, atuarei com absoluta imparcialidade e independência e, caso a caso que me chegar, analisarei nos termos do regimento interno [do STF] e do Código de Processo Civil se é caso de impedimento ou suspeição", disse.

Um preocupado senador petista me declarava na ocasião: “É preocupante, pois o indicado (agora já aprovado) ministro com vínculos tão fortes com o governo e partidos políticos”. Abordei o próprio futuro ministro ao final da sabatina e ele repetiu: "Não acho que é o caso de declarar previamente impedimento, suspeição em nenhum caso", disse.

Pedro Oliveira

Pedro Oliveira

Escritor e jornalista com vasta experiência em análise política. Autor dos livros “Arquivo Aberto/Crônica de um Brasil Corrupto”, “Brasil 2006 A História das Eleições” / “Manual Prático de Licitações e Contratos” “Resumo Político - Crônicas, histórias e os bastidores da política brasileira”. Articulista político da Tribuna do Sertão, Jornal Extra e Blog Resumo Político. Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB, Presidente do Instituto Cidadão e Membro Coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Atuou no Diário de São Paulo, Revista NÓS ( SP), Diários Associados ( Jornal de Alagoas), Jornal de Hoje. Fundador do Jornal Opinião e do Correio de Alagoas, este junto com o jornalista Pedro Collor de Mello.