Combatendo abusos

20/02/2017

O Conselho Estadual de Segurança (Conseg) decidiu esta semana acabar com a tão criticada “farra de autoridades” sob guarda e proteção de aparatos policiais. Até então bastava alguém da “casta superior” se sentir ameaçado de uma dor de cabeça e lá vinha a exigência de garantia de vida, com direito a militares armados tudo mantido com o dinheiro do povo alagoano. Na verdade essas “autoridades” adoram desfilar em seus possantes carros seguidos de seguranças ostensivos e com armas como se fossem para uma guerra.

De acordo com o colegiado, o efetivo disponível de integrantes da segurança pública não comporta atender à demanda sempre exigida e renovada, assim quem precisar ingressar com um pedido ou renovar terá que providenciar e justificar com documentos e uma exposição de motivos que demonstrem a gravidade e atualidade do risco alegado, além do competente Boletim de Ocorrência. Medida acertada para mostrar que nem sempre o estado se dobra às vontades dos poderosos. Em tempo: O Conselho Estadual de Segurança é independente e sua avaliação aprovada pela sociedade.

Pedro Oliveira

Pedro Oliveira

Escritor e jornalista com vasta experiência em análise política. Autor dos livros “Arquivo Aberto/Crônica de um Brasil Corrupto”, “Brasil 2006 A História das Eleições” / “Manual Prático de Licitações e Contratos” “Resumo Político - Crônicas, histórias e os bastidores da política brasileira”. Articulista político da Tribuna do Sertão, Jornal Extra e Blog Resumo Político. Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB, Presidente do Instituto Cidadão e Membro Coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Atuou no Diário de São Paulo, Revista NÓS ( SP), Diários Associados ( Jornal de Alagoas), Jornal de Hoje. Fundador do Jornal Opinião e do Correio de Alagoas, este junto com o jornalista Pedro Collor de Mello.