Fabiana Pessoa assina decreto que atualiza e prorroga medidas de prevenção ao Covid-19

Desde a última segunda-feira (28), Alagoas está na fase azul, conforme decreto estadual do dia 23 de setembro
A Prefeita de Arapiraca, Fabiana Pessoa, assinou, nessa quarta-feira (30), um novo Decreto Municipal. O documento atualiza e prorroga as medidas de enfrentamento à pandemia de coronavírus na cidade, após a mudança para a fase azul do Plano de Distanciamento Social Controlado do Estado.
Desde a última segunda-feira (28), Alagoas está na fase azul, conforme decreto estadual do dia 23 de setembro. Arapiraca segue as orientações do Governo do Estado e adéqua alguns pontos para atender à realidade local, seguindo às orientações dos órgãos de saúde para a flexibilização. A azul é a penúltima fase prevista na Matriz de Risco, que norteia a reabertura gradativa dos setores produtivos em cinco fases, classificadas nas cores vermelha, laranja, amarela, azul e verde. De acordo com informações do Governo do Estado, a decisão para a mudança de fase foi tomada com base nos indicadores da Matriz de Risco que apontam a redução dos casos de covid-19 em Alagoas, como a ocupação de leitos, que fechou a 38ª semana epidemiológica com taxa de 20%. A prefeita de Arapiraca, Fabiana Pessoa, ressalta que, apesar do avanço para a fase azul, o Município segue com os cuidados para evitar a propagação do vírus e o aumento do índice de contágio da covid-19, além dos serviços de atendimentos à população, na Unidade Sentinela e Unidades Básicas de Saúde.
“Para seguir avançando, é preciso a colaboração de todos os arapiraquenses, que devem continuar com as regras de segurança, como o uso de máscaras e cuidados sanitários e de higiene”, completou a prefeita. Abaixo, acompanhe as permissões para reabertura em cada fase do distanciamento social controlado: FASE VERMELHA - Estão mantidas as atuais regras de isolamento e distanciamento sociais. FASE LARANJA - Aplicação das medidas sanitárias gerais e aplicação das medidas específicas para cada setor autorizado:
todos os setores autorizados na Fase Vermelha; lojas ou estabelecimentos de rua com até 400 m² (quatrocentos metros quadrados); salões de beleza e barbearias; templos, igrejas e demais instituições religiosas, funcionando com 30% (trinta por cento de sua capacidade). FASE AMARELA - Mantidas as medidas sanitárias gerais e novas permissões para reabertura:
todos os setores autorizados nas Fases Vermelha e Laranja; lojas ou estabelecimentos de rua acima de 400 m² (quatrocentos metros quadrados); shoppings centers, galerias, centros comerciais e estabelecimentos congêneres; templos, igrejas e demais instituições religiosas, funcionando com 50% (cinquenta por cento) de sua capacidade; bares e restaurantes, funcionando com 50% (cinquenta por cento) de sua capacidade; academias, clubes e centro de ginástica, funcionando com 50% (cinquenta por cento) de sua capacidade; transporte intermunicipal e turístico, funcionando com 50% (cinquenta por cento) de sua capacidade.
FASE AZUL - Mantidas as medidas sanitárias gerais e novas permissões para reabertura: todos os setores autorizados nas Fases Vermelha, Laranja e Amarela;
bares e restaurantes, funcionando com 75% (setenta e cinco por cento) de sua capacidade; templos, igrejas e demais instituições religiosas, funcionando com 75% (setenta e cinco por cento) de sua capacidade; transporte intermunicipal e turístico, funcionando com 75% (setenta e cinco por cento) de sua capacidade.
FASE VERDE - Mantidas as medidas sanitárias gerais e novas permissões para reabertura:
todos os setores autorizados nas Fases Vermelha, Laranja, Amarela e Azul de forma integral; aulas presenciais na rede pública e privada de ensino; serviço público do Poder Executivo Estadual de forma presencial; cinemas, teatro, museu e eventos sociais.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
2
TV Gazeta de Alagoas lança programação local com três novas atrações diárias
-
3SEGURANÇA
Três líderes do tráfico morrem em confronto com a PM em Maceió
-
4LUTO
Abigail Fernandes é encontrada morta na casa onde morava, em Palmeira dos Índios
-
5SERVIDOR
Governo de Alagoas anuncia o maior concurso público da história do Estado