ARAPIRACA: Acordão poderá eleger Freire

14/09/2020
[caption id="attachment_163777" align="alignright" width="960"] Deputado Tarciso Freire[/caption]

Caso se materialize o ACORDÃO que se comenta nas rodas de conversas sobre o pleito eleitoral de 15 de novembro para Prefeito e Vice-prefeito de Arapiraca, o MDBista Ricardo Nezinho, candidato a prefeito no pleito de 2016, deverá ser isolado, sendo-lhe tirada até mesmo a possibilidade de indicar um candidato a vice-prefeito na chapa do MDB.

O acordão, como está sendo chamado, envolve o PROS do Senador Fernando Collor e seus cinco vereadores e o MDB, do Governador Renan Filho, detentor da última palavra sobre o destino político do partido, nas terras arapiraquenses.

O desenho dessa eventual composição, tem o nome do filho do Vice-governador Luciano como protagonista, indo ele para a cabeça de chapa como candidato a Prefeito de Arapiraca, permanecendo Luciano na vice-governadoria, para garantir a eleição de Renan Filho para o Senado e Collor de Mello para o Governo do Estado. Com esta composição, tanto Renan, quanto Collor, que formarão dobradinha nas eleições de 2022, contarão com a Prefeitura de Arapiraca, sob o comando de Daniel, o filho do Luciano.

O que se sabe, é que muita conversa está rolando, tendo inclusive o Governador do Estado como interlocutor, com a finalidade de convencer o Deputado Ricardo Nezinho (MDB), a aceitar o filho do Luciano como candidato. O que não está claro ainda é se Collor vai receber, como pagamento pela abdicação do seu direito de concorrer à reeleição, apenas a promessa de que os Renan, Luciano e Daniel, se ganhar a eleição, os ajudarão na campanha para a chefia do Governo do Estado, no pleito de 22.

Diante desse cenário, têm-se que o Deputado Tarciso Freire (PP), com a ajuda e articulação de Artur Lira (PP), poderá se constituir numa grande força, com possibilidade real de vitória, na eleição para prefeito de Arapiraca. É bom lembrar que Freire teve, na eleição de 2016, como candidato a prefeito, uma excelente votação, conseguindo 23.850 votos, 22,46% dos votos apurados e mais de 50% dos votos obtidos por Rogério, eleito, e Ricardo Nezinho, segundo colocado.

A realidade visível é que a vitória praticamente certa do MDB, com Luciano ou Ricardo como cabeça de chapa, poderá ser revertida em favor de Tarciso Freire (PP), caso o Governador e seu Vice insistam em lançar um candidato qualquer, apenas do agrado e conveniência de ambos.

JACARÉ COM COBRA D`ÁGUA

As composições políticas até o momento anunciadas em Alagoas, apresentam resultados que, para qualifica-las, pode-se usar o jargão popular e dizer que são verdadeiros cruzamentos de Jacaré com Cobra D´água. A título de exemplo podemos citar a coligação do PSB, de JHC, que já foi PTN e SD, com o PDT, de Ronaldo Lessa, que foi PMDB e PSB. O fato a ser destacado é que o primeiro é declaradamente direitista e eleitor do Presidente Jair Bolsonaro e o segundo, diz ser da esquerda e ser eleitor de Ciro Gomes. Resta-nos, agora, ver se realmente esse acasalamento acontecerá e esperar para ver o resultado final desse estranho cruzamento.

 

BOLA FORA DA PREFEITA

 A Prefeita de Arapiraca, Fabiana Pessoa (Republicanos), vem enfrentando uma onda forte de baixa popularidade, fazendo com que as pesquisas domésticas a apontam como a campeão em rejeição e a última na preferência dos arapiraquenses, para continuar sentando na cadeira deixada pelo falecido Prefeito Rogério Teófilo. A Prefeita tem tomado atitudes, mesmo antes de assumir a chefia do Poder Executivo de Arapiraca, que tem desagrado a população e a última delas foi ter de ir à Delegacia de Polícia para Registrar um BO-Boletim de Ocorrência contra jornalistas.

 

CAÇA AO TESOURO

 A corrida de caça ao tesouro, que ocorre de dois em dois anos aqui no Brasil, encerrar-se-á no próximo dia 16 deste mês de setembro, quando se vencerá o prazo para a realização das convenções partidárias, com o objetivo de apresentar, cada partido político, os seus candidatos a Prefeito, Vice-prefeito e vereadores. Em Alagoas, o tesouro está localizado em 102 municípios que têm reservado salários, mordomias e outras coisas mais para 102 prefeitos, 102 vice-prefeitos e 1.100 vereadores. No caso de Arapiraca, as benesses estão reservadas para um prefeito, um vice-prefeito e 19 vereadores.

 

UMA VERGONHA

O destacado comerciante Everton Santiago Maia (PSL), tem externado um grande inconformismo com o rumo tomado pelos articuladores políticos, em relação a eleição para Prefeito e Vice-prefeito deste município. Para Santiago da Farmácia “não é admissível que lideranças políticas de fora, ditem as regras em Arapiraca e decidam quem pode e quem não pode ser candidato à chefia do Poder Executivo arapiraquense”. Santiago, mesmo sem anunciar uma eventual candidatura sua, tem se destacado numa boa colocação como candidato a Prefeito de Arapiraca, diante da população local e sobre a interferência externa na condução da política neste município, ele diz que “Isso é uma vergonha”.

 

ANTIGOS NA REVISTA

Na tarde desse Sábado passado, 12/09, a Revista Áapice Autos de circulação nacional, sob a coordenação da empresaria Sílvia Régia, reuniu colecionadores de carros antigos, que fazem parte do Grupo dos Antigos de Arapiraca, para uma sessão de fotos e entrevistas, para publicação de matéria jornalistica que deverá ser veiculada na referida Revista.

ANTIGOS NA REVISTA 

O Grupo dos Antigos foi fundado em 12/05/2018, por iniciativa dos colecionadores de carros antigos de Arapiraca, liderados por Jota Claudio, Anderson Moura, Ivanildo Maximiniano, José Mário, Telmo e Allyson Moura, dentre outros amantes dos carros antigos. Cerca de 18 carros foram fotografados e tiveram suas histórias contadas pelos seus proprietários que, orgulhosos, pousaram ao lado dos seus “possantes” para as fotografias.

ANTIGOS EM CORURIPE

No domingo, 13/09, foi a vez dos colecionadores de carros antigos de Maceió fazerem um passeio até a cidade de Coruripe. O passeio foi organizado pelo CAAAL-Clube do Automóvel Antigo de Alagoas, com sede em Maceio e dentre os associados que participaram do evento estiveram os colecionadores Narciso Lucio, Setten, Silvio Menezes, Rogério e  Diogenes Tenorio Filho, dentro outros associados e convidados. O passeio, segundo avaliação dos colecionadores, foi nota mil.

RUAS CHEIAS E COMÉRCIO ABERTO

Em Arapiraca, durante a semana que passou, vimos as ruas da cidade com grande numero de pessoas e veiculos, tivermos todos os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços funcionando normalmente e se registrou a diminuição de casos de infecção por COVID19 e o falecimentos, por conta dessa doença, o que causa nas sutoridades e na populção em geral um alivio e uma certa sensação de segurança, nesta volta à normalidade da vida das pessoas e desta cidade.

SINTO FALTA DE UM ABRAÇO

 Esse período de isolamento imposto pela pandemia do Coronavirus, inspirou muitos compusitores Brasil a fora, que compuseram sugestivas e belas canções, falando sobre a angustia sentida pelas pessoas isoladas. Dentre esse compusitores eu, modestiamente, enquadro-me e, como resultado prático do meu isolamento estou apresentado um album musical com 12 faixas, onde a primeira delas dá nome ao album, SINTO FALTA DE UM ABRAÇO. Este album deverá ser lançado até o final do mês de novembro, caso a realização de eventos presenciais seja liberada. Caso contrário, farei o lançamento através de uma Live e, para tanto, preciso que você, meu caro leitor, inscreva-se no meu Canal no Youtube, #José Firmino. CONTO COM VOCÊ.

Blog da Redação

Blog da Redação

Blog da Redação é redigido pelos jornalistas da Tribuna do Agreste. Sempre com pautas impactantes.